42. Uma Decisão Consciente

Atos 2.37-40

Introdução

  1. Os estudos sobre a Teoria da Decisão já confirmaram que as pessoas realmente tomam certas decisões quando o processo cognitivo seleciona uma entre outras opções. Em outras palavras: quando as pessoas são capazes de usar os mecanismos racionais para fazer uma escolha consciente. Mesmo sob a ótica da intuição, quando outros fatores fazem parte do processo, a decisão continua sendo uma escolha entre outras.
  2. Aplicando às realidades da fé cristã, se você quer realmente ter uma nova vida, deixando de fato seus vícios, maus hábitos e comportamentos inadequados, fazendo isto pelo resto da vida com determinação e perseverança consciente, então não se deixe enganar e seduzir por pregadores, missionários e profetas de mensagens cujos característicos são manipulação emocional, sugestão ou hipnose de massa. Para atrair você, salientam aspectos da história pessoal deles e da singularidade de suas igrejas. Essas pessoas não usam os processos conscientes da razão ou da intuição para argumentar e produzir uma decisão responsável. Essas pessoas são falsos profetas e pretendem apenas atrair você, exercendo controle sobre sua personalidade, acentuando apenas uma direção.

Desenvolvimento

  1. Há várias igrejas sendo envolvidas por sugestão e hipnose, levando pessoas a estados alterados de consciência e a entrar em transes, chegando ao ponto de conduzir essas pessoas a ter comportamentos estranhos, descontrolados e extravagantes.

1.1. Esses fatos estão fazendo com que psicólogos, sociólogos, antropólogos e outros cientistas rejeitem a fé cristã, pois estão concluindo que o evangelho de Jesus Cristo também seria manipulação de pessoas para fins de controle pessoal.

1.2. Pior ainda: algumas pessoas, como massa de manobra, estão indo de igreja em igreja, em busca de experiências que sejam mais excitantes, pois as experiências anteriores já não satisfazem mais. Depois, acabam deixando as igrejas e, mais cedo ou mais tarde, voltando para o mundo, sem perceber o que lhes aconteceu.

  1. Ao se levantar para pregar o verdadeiro evangelho, o apóstolo Pedro pregou única e exclusivamente Jesus Cristo, sem falar de si mesmo e sem exaltar a igreja, embasando sua mensagem na Bíblia.

2.1. Observe um trecho de sua mensagem de Atos 2.22-24, 32-36.

2.2. Observe o resultado em Atos 2.37. O verdadeiro evangelho atinge o coração e o espírito de modo consciente, sem manipulação psicológica e produzindo decisões reais e permanentes.

2.3. Perceba suas recomendações finais de Atos 2.38-40

Conclusão

Pedro apóstolo não usou técnica de sugestão ou hipnose de massa, levando as pessoas a ter comportamentos extravagantes e inconscientes. Refletindo sobre o que tinham ouvido e sobre o que estavam sentido, as pessoas lhe perguntaram: “Que faremos?” Estavam dispostos a uma decisão para seguir a Jesus Cristo de modo consciente, no pleno exercício da vontade pessoal. Racionalmente fizeram a pergunta, sem que a vontade fosse diminuída pela imaginação manipulada.

Consciente e deliberadamente pediram o batismo nas águias após declarar fé em Jesus Cristo, mediante o arrependimento de seus pecados. É assim que as pessoas devem viver a fé cristã, sem que seja uma simples adesão ou o resultado de manipulação.