Atos 16.13-15
Introdução
- Eu não tenho informações suficientes para analisar os resultados que ocorriam nas épocas quando as mães ficavam o maior tempo em casa e exerciam exclusivamente a maternidade.
- As informações que tenho dizem respeito aos resultados que hoje estão sendo atribuído ao fato de as mulheres terem que trabalhar fora, quer seja para completar o salário da familia, quer seja porque não tem marido e sozinha tem que arcar com todas as despesas da casa.
- Um dos resultados: “Pesquisa com 1.364 crianças de 10 cidades diferentes constatou: níveis elevados de agressividade, explosões com gritos prolongados, fala em demasia para chamar a atenção. Especialistas têm também diagnosticado: alterações imunológicas, hormonais e disfunções metabólicas, dores emocionais, desafeto familiar” (A Tribuna, 06.05.200l, pág 4, 5,).
- Outro resultado: “Se a criança cresce respeitadora, saudável, inteligente, cheia de sucesso, a criação dos pais foi certinha. Agora, se dá errado, se tem algum trauma, a culpa é toda da mãe”, conta a juíza Rejane Suxberger, 42 anos, mãe de Joaquim, 6 anos, e Mariana, 7 meses” (Portal Saúde Plena, https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/05/06/noticias-saude,190230/sentimento-de-culpa-materna-e-vivenciado-por-todas-as-mulheres-mas-es.shtml)
- Por isso, no Dia das Mães, penso que as mulheres de nosso tempo precisam ser orientadas, confortadas e valorizadas.
Desenvolvimento
- Confortadas porque as mães sempre fazem o máximo que podem por seus filhos. Mesmo que tenha pouco tempo, mesmo que fiquem nervosas, mesmo que o dinheiro seja pouco, as mães sempre estão fazendo o que podem. Então, se alguma coisa está saindo errada, a culpa pode não ser sua. Existem outros fatores: alguns filhos são diferentes por natureza, outras filhas sofrem más influências e ainda há filhos só darão valor às mães quando também mães se tornarem. Então, tenham certeza e digam: “Estou sendo uma boa mãe”.
- Orientadas para que possam ser ainda melhores, principalmente se tem pouco tempo neste tempo:
2.1. Se os filhos são ainda bebês ou criança, transmitam a eles e elas a maior quantidade de amor que puderem transmitir no pouco tempo que tiverem. Estudos mostram que sejam ricas ou pobres, o que mais contribui para a saúde emocional de um indivíduo é a relação de afeto, carinho, afagos, palavras meigas que as mães podem ter com seus filhos enquanto estão na primeira infância.
2.2. Se os filhos são adolescentes, tenham sempre uma atitude de paciência diante das transformações que os filhos estão experimentando, pois nem eles mesmos conseguem entender a si próprios. Além das regras e exigências, as mães transmitem paciência, pois sabem que a adolescência vai passar e quando acabar, quer os filhos dentro de casa.
2.3. Se os filhos são jovens, digam claramente que confiam neles e nelas, declarando que sabem o quanto estão se esforçando para terem um futuro, mesmo que estejam tendo dificuldade em conseguirem emprego ou trabalho e mesmo que recebam convite para as drogas, crime e promiscuidade. Diga que acreditam neles, mesmo que haja dúvida no coração.
- Valorizadas, pois como seres humanos as mães também precisam se reconhecimento. Esse reconhecimento acontece ao terem um dia para receber homenagens, pra receber um presente, por mais simples que seja, pra ouvir palavras que são expressas através de poesias, mensagens e músicas. Por isso, digam a todas às mães: “Parabéns mãe!”
Conclusão
- No princípio desta fala, li a história de uma mulher que trabalhava fora, não tinha marido e assim mesmo criou seus filhos e foi abençoado por Deus. Seu nome era Lídia e sua história está em Atos 16.13-15.
- Li essa história por mais duas razões.
- Ela deixou que Deus abrisse seu coração para ouvir o que um pregador do evangelho estava dizendo. Em vez de ficar indiferente ou desdenhar, prestou atenção no pregador do evangelho.
- Ela compreendeu que se tivesse Jesus Cristo em sua vida, certamente ela poderia ser uma mãe ainda melhor e poderia ter Jesus para ajudá-la a criar, proteger e educar seus filhos e filhas. Jesus poderia principalmente impedir que o Diabo destruísse seus filhos e filhas.