Salmo 128.2b
A FELICIDADE DO “FELIZ ANO NOVO”
Introdução
- Ao final de cada ano, os votos que as pessoas de quase todo o mundo desejam umas às outras são: “Feliz Ano Novo”. Os ingleses e americanos dizem: “Happy New Yar”. Os espanhóis e latino americanos dizem: “Feliz Ano Nuevo”. Os italianos dizem: “Felice Nuevo Anno”. Os alemães falam “Frohes Neues Jahr”. Os japoneses declaram: “Akemashite omedetō” e assim por diante.
- Essa felicidade desejada para si e aos outros foi objeto de reportagem no jornal “A Gazeta”, em primeira página, quando o articulista apresentou “50 Maneiras para você ter um ano mais feliz no próximo ano” (2008).
- Essa felicidade querida para si e desejada aos outros também está referida na Bíblia também através de várias maneiras ou atitudes. Você pode constatar este fato em nossa versão revista e corrigida neste salmo, quando se afirma que uma pessoa pode experimentar a felicidade através do trabalho honesto e rentável e da vida em uma família harmoniosa e equilibrada. Mas você também pode verificar que essa felicidade querida para si e para os outros é mais clara na versão da linguagem de hoje em várias atitudes e maneiras. Em Jó 5.17: “Feliz é aquele a quem Deus corrige! Por isso, não despreze o castigo do Deus Todo-Poderoso”. Em Salmos 32.1: Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga”. Em Provérbios 3.13: “Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas”. Em Filipenses 4.1: “Vocês me fazem tão feliz e eu me orgulho muito de vocês. Portanto, continuem todos firmes, vivendo unidos com o Senhor”. Em II João 1.4: “Eu fiquei muito feliz quando soube que alguns dos seus filhos vivem de acordo com a verdade, como o Pai nos mandou viver”.
Desenvolvimento
- Eu não posso negar que várias atitudes recomendadas no jornal “A Gazeta” podem levar uma pessoa a ser feliz em 2008, como por exemplo: Esqueça a preguiça, cultive plantas, visite um amigo, planeje sua velhice, compre o necessário, seja mais tolerante, aprenda algo novo, aprenda a cantar, fuja da rotina.
- Também não posso negar o sentimento de felicidade que os escritores bíblicos experimentaram ao terem uma família harmonia e feliz, ao receberem correção e perdão de Deus, ao ganharem sabedoria, ao terem revelações, ao verem a união e a firmeza dos crentes, ao se dedicarem à igreja, aos verem outras pessoas obedecendo aos ensinos de Deus.
- O problema é que você não será feliz apenas por que alguém lhe deseja esses votos e nem por seguir conselhos do jornal ou por viver as experiências dos autores bíblicos. Sua felicidade só começa e permanece se você tem uma experiência verdadeira, genuína e autêntica com Jesus Cristo. Motivo: quando a felicidade está colocada em votos, fatos, acontecimentos e pessoas, essa felicidade é passageira porque fatos, acontecimentos e pessoas são efêmeros. Só Jesus Cristo é perene e eterno.
3.1. Essa felicidade de crer em Jesus começa quando Deus leva Jesus a você, como Jesus disse que Deus fez com Pedro: “Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. (Mateus 16.17). Por isso o próprio Jesus disse: “Ninguém virá a mim se o Pai não o trouxer” (João 6.44). Então, sua oração neste final de ano deve ser: “Deus leva-me a Jesus, para que eu possa nEle crer”.
3.2. Essa felicidade de crer em Jesus continua quando você persevera na fé em Jesus, continuando a ser crente em Jesus mesmo que existam sofrimentos ou mesmo que o mundo lhe ofereça os prazeres da carne. Sim, há duas coisas que fazem pessoas desistirem de Jesus: os sofrimentos da vida e os prazeres do mundo. Por isso, João apóstolo dizia: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há...” (I João 2.15-17). Por isso, Paulo apóstolo escreveu: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, mas também padecer por ele” (Filip 1.29). O apóstolo João acrescentou: “Nada temais das coisas que hás de padecer...” (Apoc 2.10).
3.3. Essa felicidade de crer em Jesus chegará ao climax quando você se encontrar com Jesus após a sua morte, como o apóstolo Paulo magistralmente compartilhou: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho...” (Filipenses 1.21-23).
Conclusão
Eu sempre estarei desejando a você “Feliz Ano Novo”, inclusive através de várias atitudes de sua parte, mas eu sei que essa felicidade depende totalmente da presença de Jesus em sua vida. Por isso, mais uma vez eu faço o apelo: Creia em Jesus agora, recebendo-o como seu salvador pessoal. Por isso eu faço o apelo agora: nunca desista de ser crente em Jesus. Aconteça o que acontecer, continue crendo durante o próximo ano e durante toda a sua vida.