II Samuel 17.32,33
A VIDA É MINHA
Introdução
- Em outras palavras, quando uma pessoa diz “a vida é minha”, ela quer dizer que faz o que quiser dela, conforme letra da música cantada pelo grupo Capital Inicial:
“A vida é minha
Eu faço o que eu quiser
A vida é minha
Eu faço o que eu quiser
Não ponha palavras
Na minha cabeça
Pare de falar
Antes que eu
Enlouqueça
Não quero dar
Explicações
Não vou mudar
Não importa
O que aconteça...”
- Respeitando essa liberdade que os indivíduos tem, a única coisa que Jesus disse é que, dependendo do que fizer, o indivíduo poderá perder ou ganhar a vida que está em suas mãos. Aliás, disse isso depois de citar o caso ocorrido com uma mulher: “Lembrai-vos da mulher de Ló”.
Desenvolvimento
- Enquanto o indivíduo está na infância, naturalmente depende de seus pais e de outras pessoas para que saiba o que fazer, como agir, aonde ir, que escolhas realizar e assim por diante. Todavia, a partir da adolescência e da juventude, muitos entendem que tem o direito de fazer as próprias escolhas, tomar as próprias decisões, agir como desejam.
1.1. Agem como a mulher de Ló que, em vez de seguir a orientação dada pelos anjos, na ocasião quando foram destruídas as cidades de Sodoma e Gomorra, resolveu fazer o que achava melhor e, alcançada pela destruição, perdeu a vida, sendo transformado numa estátua de sal.
1.2. A verdade é que muitas pessoas ainda não estão preparadas para realmente tomar as rédeas de sua vida e assumir seu próprio destino, principalmente jovens e adolescentes. Pesquisas na América Latina revelaram que jovens estão confusos e não sabem exatamente o que fazer da vida que desejam viver (Revista Tempo e Presença, nº 262, pg. 6).
- Infelizmente, influenciando as pessoas para impedirem-nas de fazer a melhor escolha do destino que irão dar às suas vidas, surgem os traficantes de drogas, os aliciadores criminosos, os contestadores ideológicos, os perversos sexuais, os ateístas de plantão.
2.1. Todo esse sistema de corrupção e maldade, sedução e encanto, poder e domínio se apresentam como a melhor opção, a mais recente novidade, o top do momento, a mais lucrativa atitude, a realização mais garantida. Por isso, atraídos pelo olhar irresistível da serpente, muitos ficam desorientados e outros caminham para o perigo e para a morte.
2.2. Se não acreditam, basta ver as notícias veiculadas pela mídia, os casos contados de boca a boca, os boletins policiais de ocorrência. Muitos que estudam tem suas notas comprometidas, muitos que trabalham se tornam irresponsáveis, muitos que vivem em família geram desespero e lágrimas, muitos que estavam numa igreja se tornam indiferentes. Os resultados mostram hospitais cheios de doentes, as prisões abarrotadas e os cemitérios com noivas sepulturas.
- Por outro lado, o que Jesus Cristo oferece às pessoas é uma vida neste mundo cada vez melhor e a vida eterna depois deste mundo. Jesus Cristo oferece uma vida plena, com sentido e significado, relevância e propósito. Jesus Cristo oferece uma vida transformada, aperfeiçoada, enriquecida. Se alguém disser: “Mas se eu me tornar crente, vou perder muita coisa que tenho hoje”. Jesus disse: “Quem perder a sua vida, na verdade, vai salvá-la”.
Conclusão
Desde o Jardim do Éden Deus mesmo concedeu ao ser humano fazer o que quiser de sua vida, dizendo, todavia, o que é melhor. Adão e Eva não quiseram ouvir, prejudicando-se e aos seus descentes. A mulher de Ló não ouviu se se prejudicou a si mesma virando uma estátua de sal. Jesus, em nossos dias, lhe diz o que fazer e ainda acrescenta, respeitando sua decisão: “Aquele que quiser”. Por isso, eu pergunto: “O que você vai fazer de sua vida?”.
Ilustração: garoto que testou sábio com um pássaro em sua mão atrás das costas.