Jó 30.15
QUERO SER FELIZ SEMPRE
Introdução
- Há algum tempo, à semelhança de outras revistas, a revista “Isto É” publicou um artigo exatamente sobre este assunto. Mostrando a foto de uma multidão de pessoas, o artigo tinha como título “Como Ser Feliz”. No rodapé da página, a frase afirmava sobre a felicidade: “Não é tão difícil assim. Saiba o que a ciência descobriu sobre a alegria de viver”. Ao apresentar a receita da felicidade, entre outras atitudes, o artigo dizia: “O primeiro passo é aceitar que a felicidade não é um estado permanente; ela vai e volta. Não há problema em ser infeliz algumas vezes”. (Revista Isto E, 28/09/2005, Nº 1876, Editora Três, p 44-50).
1.1. Do ponto de vista humano, concordo que realmente a felicidade é uma experiência passageira, momentânea, associada a circunstância que vivemos. Todavia, eu pergunto: Você quer ser feliz numa hora e infeliz em outra hora?
1.2. Esse foi exatamente o problema de Jó. Era uma pessoa feliz até que sua vida mudou. Começou a experimentar pavores, perseguições, aflição e sofrimentos. Por isso, ele diz aqui neste texto: “como nuvem passou a minha felicidade.” Todavia, não era esse o seu desejo. Ele queria uma felicidade contínua, permanente, duradoura.
- Ainda que humanamente a felicidade seja circunstancial e temporária, todos queremos ser sempre felizes. Com esse objetivo Jesus Cristo veio a este mundo e quer proporcionar experiência que as pessoas desejam. Por isso, diga junto comigo agora: “Eu quero ser feliz sempre com Jesus!”. Diga outra vez. Diga sempre.
Desenvolvimento
1.Voltando a pensar no artigo da revista, quero que você reflita sobre palavras de várias personalidades para definir felicidade:
» Um ator de televisão: “Estar entre a vida e a morte, escapar dela e ainda ouvir que você pode viver mais 50 anos.”
» Um homem do povo: “Levar um doce para casa e ver aquela alegria no rosto das crianças.”
» Um político: “A soma de resultados positivos no trabalho, com direito a fim de semana com a família.”
» Um trabalhador de rua: “Saúde, trabalho, namoro e um joguinho de futebol”.
O problema é que todas essas definições continuam colocando a felicidade como uma experiência circunstancial e temporária e nós queremos ser felizes sempre. Queremos ou não?
- Ainda pensando sobre o artigo da revista, também aparece a idéia de dinheiro trazer felicidade, mas esclarece que não é o que faz a pessoa feliz sempre: “A relação entre dinheiro e felicidade é muito forte, mas tem limite... o dinheiro deixa de ser a chave para felicidade.” Afirma mais ainda: “Pensamos que seremos felizes depois de trocar de carro, receber aumento, encontrar um grande amor, reformar a cozinha ou quando nosso time vencer o campeonato. As recentes pesquisas sobre o assunto dizem o contrário...”
- Finalmente, o artigo da revista revelou o segredo: “O que parece consenso entre os cientistas é o efeito positivo da espiritualidade.”
3.1. Porque a felicidade está associada à espiritualidade é que eu afirmo a vocês que Jesus Cristo pode dar a você a experiência de ser feliz sempre. Para vocês terem certeza deste fato, lembrem algumas afirmações de Jesus: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei.” “aquele que vem a mim, de maneira alguma o lançarei fora.” “A minha paz vos dou.” “O que vem a mim não terá fome e o que crê em mim jamais terá sede.” “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” “O coração de vocês se alegrará e a alegria de vocês ninguém tirará.” “Quem vê a mim, vê o Pai. Eu e o Pai somos um.” “Quem crê em mim tem a vida eterna”.
3.2. Neste caso, essas experiências sendo espirituais, são capazes de permanecer na pessoa que se tornou crente através de Jesus, em todos os acontecimentos e circunstâncias da vida. É como Paulo e Silvas que cantavam à meia noite num cárcere frio na cidade de Filipos.
Conclusão
Jó deixou de ver a felicidade como uma nuvem que ia embora e passou a ser sempre feliz porque experimentou a presença de Deus em sua vida. Para você também ser feliz sempre, você deve fazer duas coisas hoje à noite: 1) reconhecer que você é um pecador e por isso sua vida está infeliz; 2) acreditar que Jesus pode dar felicidade eterna, recebendo Jesus Cristo em seu coração como seu Salvador pessoal.