27. Descobrir Quem é Jesus

Mateus 16.13-17

Introdução

  1. É verdade que já se passaram mais de 2000 anos desde quando Jesus nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e voltou para o céu, onde está hoje. É verdade que seu nome tem sido divulgado em mais de 2.300 línguas e dialetos. É verdade que sua vida tem sido objeto de livros, histórias e músicas. É verdade que seu rosto tem sido reproduzido por pintores e escultores em diferentes modelos. É verdade que seu sofrimento tem sido lembrado em vários filmes e peças teatrais. Mesmo assim, ainda existem pessoas que não viveram a experiência de descobrir quem é Jesus e, por isso, também não são felizes.
  2. Segundo estatísticas da JMM, cerca de 65.000 mil pessoas morrem por dia sem ouvir falar de Jesus. Não precisamos ir muito longe, na Índia ou China ou África. Basta andar nas ruas de nossa cidade para perceber que pessoas nunca ouviram falar de Jesus ou pessoas que já ouviram ainda não tiveram a experiência de serem felizes. Em suma: perto de você, muito perto, talvez dentro de sua casa, talvez entre seus parentes, talvez no seu círculo de amigos, talvez entre seus vizinhos, ainda existam pessoas que não tiveram a experiência de descobrir a felicidade em Jesus Cristo.

Desenvolvimento

  1. Pedro apóstolo, que também se chamava Simão, começou a experimentar essa felicidade a partir do momento quando aceitou o convite de Jesus e nele passou a crer. Teve confirmada essa experiência quando Jesus mandou que fosse feito um censo, uma pesquisa, uma enquete exatamente sobre quem Ele era para as pessoas. Estavam ao sul da Palestina e Jesus mandou que fossem de rua em rua, de bairro em bairro, de cidade em cidade e perguntassem: “Quem é Jesus?”. E eles fizeram isto. Perguntaram a crianças, a adolescentes, a jovens, a adultos, a idosos: “Quem é Jesus?”.
  2. Essa atitude de Jesus nos leva a concluir três fatos para nossa vida em nosso tempo.

    2.1. Jesus não quer que as pessoas vivam sem saber que ele é! Naquela época, o censo mostrou exatamente isto: muitos não sabiam quem era Jesus, pois deram respostas erradas. Hoje qualquer censo também vai revelar respostas as mais esquisitas, esdrúxulas, distantes e incompletas. Uns dizem que Jesus foi o fundador de uma religião chamada Cristianismo. Outros dizem que Jesus foi um espírito evoluído. Outros dizem que Jesus foi um revolucionário social e político. Outros dizem que Jesus foi um “pop star”. Outros dizem que Jesus foi um ser criado por Deus.

    2.2. Jesus quer que nós testemunhemos dele! Jesus quer que então saiamos por essas ruas, casas, bairros e ajudemos essas pessoas a serem felizes como Simão e como nós, descobrindo também quem é Jesus. Assim como Jesus disse a Pedro e aos demais apóstolos que pregassem o evangelho a toda criatura, Jesus continua dizendo a mesma coisa para nós hoje. Por isso vou relembrar-lhes as palavras de Jesus: Mateus 28.19,20; Marcos 16.15,26; Lucas 24.45-48; Atos 1.7,8.

    2.3. Quando testificamos Deus revela Jesus às pessoas. Como ocorreu com Simão. Como aconteceu com Lídia (Atos 16.13,4). Como tem ocorrido com outras pessoas que testificam nos templos e nas mídias sociais. Como Jesus mesmo ensinou (João 6.44).

    1. A partir do momento quando vocês começaram ser felizes com Jesus somente vocês podem compartilhar essa experiência com outras pessoas, para que elas também sejam felizes. Deixa de ser algo sobre o que se ouviu falar, para se tornar uma experiência. É  como dizia o apóstolo Paulo: "Eu sei em quem tenho crido" (II Timóteo 1.12 ). É como escreveu Jó: "Antes eu ouvia falar. Agora eu experimentei" ( Jó 42.5). O fato de você ter sua própria experiência pessoal com Jesus faz com que as pessoas vejam que não é uma ilusão ou utopia, mas uma realidade que eles também podem experimentar.

    Conclusão

    1. Deus tornou Simão feliz em Cristo Jesus. Deus tem tornado outras pessoas felizes em Cristo Jesus. Deus nos tornou felizes em Cristo Jesus. Talvez você seja feliz e nem saiba!
    2. Porque Deus tem feito pessoas descobrirem quem é Jesus é que eu continuo a pregar o evangelho, continuo a convidar pessoas a crer em Jesus.
    3. Aliás, eu pergunto a você que está hoje como nosso convidado: Quer ser feliz em Jesus? Duas atitudes: arrepender dos seus pecados e receber Jesus em seu coração agora.