234. CASTIGO E PERDÃO

Miqueias 1.1-9; 7.19,20

CASTIGO E PERDÃO

Introdução

  1. Embora o crente deva ter o Novo Testamento como seu livro básico doutrinário, sua leitura do Velho Testamento é necessária por várias razões:

1.1. É através do VT que o crente pode entender o que chamamos de “revelação progressiva”. Deus foi se revelando aos homens gradativamente até chegar a Jesus Cristo (Hebreus 1.1).

1.2. No VT está o “pano de fundo” do NT, razão porque vários ensinos de Jesus Cristo e de seus apóstolos citam textos do VT, principalmente porque se dirigiam a judeus que estavam se convertendo, chegando mesmo a enfatizar a importância de sua leitura (Romanos 15.4).

  1. Também em termos devocionais, o VT tem sido bênção na vida dos crentes, através do que chamamos de interpretação espiritual (além da histórico-literal). É quando o crente lê um texto histórico e faz aplicação em sua vida hoje, inclusive compreendendo a dinâmica do castigo e do perdão.

Conteúdos

  1. Ao estudar especificamente este livro do profeta Miquéias é preciso em primeiro lugar verificar o seu conteúdo histórico.

1.1.  Nesta abordagem percebe-se claramente que sua mensagem foi caracterizada pelo anúncio de castigo divino por causa de pecados cometidos, principalmente por causa da

1.2. Em suas denúncias, o profeta também menciona os ricos aproveitadores dos pobres, a corrupção dos líderes políticos, judiciais e religiosos, assim como a pecaminosidade do povo em geral.

  1. Nessa leitura detalhada de todo o texto, em segundo lugar igualmente percebe-se um conteúdo profético relacionado à vinda e ao governo milenar de Jesus Cristo (2.12,13; 4.1-8; 5.2-9). Por isso mesmo o livro é citado no Novo Testamento (Mateus 2.2; 10.35).
  2. Finalmente, em determinado momento da leitura, o profeta visualiza um futuro promissor, considerando o amor de Deus, sua atitude de também perdoar pecados com base no sacrifício de Jesus Cristo e o derramamento de bênçãos sobre o povo (6.8; 7.19,20).

Conclusão

  1. Não leia o VT para colocar em prática todos os seus ensinos, pois muitos deles foram substituídos ou aperfeiçoados pelo NT através da “revelação progressiva” (Mateus 5.21-48).
  2. Leia o VT para compreender o pano de fundo histórico dessa “revelação progressiva”, compreendendo também a maneira de Deus agir na história dos seus personagens, como inspiração devocional em sua vida hoje.
  3. Leia o livro do profeta Miquéias observando o caráter de Deus através da mensagem condenando o pecado ou anunciando a restauração com base na graça radical que perdoa nossos pecados em Jesus Cristo.