Jonas 2.9
Introdução
Jonas, quando se viu em grande sofrimento dentro do peixe, principalmente por causa de sua desobediência quanto à necessidade de evangelizar os ninivitas, teve duas experiências profundamente marcantes em decorrência de sua aflição. Além de ter voltado à presença de Deus em oração, ele resolveu cumprir os votos que havia feito.
Desenvolvimento
- Fazer votos a Deus tem sido uma prática na vida de quase todos os crentes. Em outras palavras, é a atitude de tomar certas decisões, assumir determinados compromissos, fazer variadas promessas.
- Às vezes ocorre quando estão precisando de um favor divino numa determinada situação. Outras vezes ocorre quando se acham em perigos de vida. Ainda há as ocasiões quando estão na virada do ano.
- Infelizmente, existem pessoas, principalmente por causa de nossa natureza humana e diante de algumas dificuldades, que fazem votos, porém não os cumpre. O problema não está em fazer votos, mas não cumprir os votos feitos. Por isso encontramos a recomendação de Eclesiastes 5.4,5.
- Nesse sentido, até mesmo o salmista dá-nos a impressão que havia feito votos e não havia cumprido: Salmo 116.18.
- No caso de Jonas, ele percebeu que a salvação da tragédia que o envolvia determinava a atitude de pagar os votos que havia prometido em ocasiões anteriores. Outra não poderia ser sua atitude senão de ir ao templo para cumprir os votos feitos.
Conclusão
A esse propósito, a Bíblia recomendava: Deuteronômio 23.21. Em outras palavras: vamos cumprir decisões tomadas, compromissos assumidos, promessas feitas, principalmente se o momento é de dor e sofrimento em nossa vida.