113. Alcançando Prosperidade

Gênesis 39.1-3

Introdução

  1. Entre as várias experiências que Deus quer nos conceder existe a da prosperidade. Esta experiência refere-se ao êxito, sucesso, vitória que uma pessoa alcança na vida em várias áreas, inclusive espiritual e material.

1.1. O mordomo Eliezer disse que havia alcançado prosperidade ao ter encontrado Rebeca para ser noiva de Isaque, o que era sua tarefa (Gênesis 24.21,66).

1.2. Moisés esclareceu aos israelitas que não teriam prosperidade na guerra contra os amalequitas e cananeus, o que seria o desejo deles (Números 14.41-43).

1.3. Davi disse a Salomão que ele seria próspero ao edificar o templo de Deus em Jerusalém, um projeto que deseja realizar (I Crônicas 22.11).

1.4. Nas páginas da Bíblia você pode verificar que Abraão, Jacó, José, Salomão, Paulo alcançaram prosperidade naquilo que era o projeto pessoal de cada um deles, inclusive uma vida financeira satisfatória.

  1. A prosperidade pode ser alcançada mesmo quando pessoas estejam experimentando adversidades, como ocorreu com José que se tornou escravo no Egito. Aliás, exatamente porque podem se achar em meio a adversidades é que as pessoas devem buscar a prosperidade para mudar os rumos da vida.

Desenvolvimento

  1. Se vocês se recordam da história, José foi rejeitado pelos seus irmãos, como escravo foi vendido aos ismaelitas e depois foi vendido pelos ismaelitas aos egípcios.

1.1. Considerando os acontecimentos, as circunstâncias, os fatores – tudo em sua vida estava direcionado para o prejuízo, para o revés, para a derrota, para o fracasso.

1.2. Deus então olhou dos altos céus e disse consigo mesmo que iria reverter o rumo dos acontecimentos na vida de José, tornando-a próspera.

  1. Se na vida atual os acontecimentos estão prenunciando derrota, fracasso, prejuízos Deus também pode estender suas mãos e abençoar sua vida, inclusive numa forma de compensação. Se Deus deixar que existam apenas adversidades, então ele não será justo, que é um dos seus atributos. Aliás, sendo resultado de uma dádiva divina você também será sempre agradecido.
  2. José não viu a prosperidade chegar em sua vida com resultado de suas competências, habilidades, capacitações, esforço próprio, inteligência, mas pela influência de outra pessoa.

3.1. Ele percebeu essa dádiva divina quando era escravo de Potifar, oficial do Faraó, a quem enxergou como alguém que Deus estaria usando para abençoá-lo.

3.2. Em vez de imaginar que estava apenas prestando serviço a um homem, colocando “azeitona na empada dos outros”, ele entendeu que aquela era sua chance na vida através de alguém que Deus lhe colocava no caminho.

3.3. Deus nos dá prosperidade através de pessoas que ele coloca em nossa vida porque essas pessoas são orientadas por Deus a nos dar valor, abrir portas e criar oportunidades.

  1. José não viu a prosperidade chegar em sua vida com resultado de suas competências, habilidades, capacitações, esforço próprio, inteligência, mas de sua total confiança em Deus, o Todo-poderoso.

4.1. José havia passado por situações adversas, mas em todas elas continuou confiando em Deus e via o resultado dessa confiança porque Deus lhe era favorável, trazendo compensações (Gênesis 39.20,21).

4.2. A Bíblia tem vários textos que promete a prosperidade de Deus: Salmo 1.1.3; 37.1-5; Provérbios 3.1-10

Conclusão

  1. Se os ímpios alcançam prosperidade na vida ( Jó 21.7-14; Salmo 73.1-12), mesmo que ela seja passageira e improdutiva, muito mais os que confiam em Deus através de Jesus Cristo, que “nos dará com ele todas as coisas” ( Romanos 8.32).
  2. Se os dias são adversos e amargos, esta é mais uma razão para você buscar a Deus no objetivo de também alcançar prosperidade como forma de compensação espiritual, nas várias áreas da vida, inclusive financeira.

Não faltam testemunhos de pessoas que se converteram a Jesus Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador e além da salvação eterna, também viram sua vida material ser transformada.