I Crônicas 19.6-15
Introdução
- “Um ao outro ajudou” foi a expressão resultante do que ensinou o profeta Isaías para enfatizar a importância das pessoas se unirem diante dos desafios e demandas da vida. A mesmo idéia também está em Eclesiastes 4.9-12
- Esta foi exatamente a atitude de Joabe e Abisai diante do que tinha que enfrentar. Estavam dizendo um ao outro: “Pode contar comigo para o que der e vier”. Vocês podem repetir comigo esta expressão agora?
Desenvolvimento
- Tudo começou quando os amonitas viram que iam entrar em guerra contra os israelitas. Juntaram-se com os mesopotâmios e assírios para fazer o mal. Também usaram a estratégia de dividir os crentes, obrigando-os a se defenderem em duas frentes na batalha.
- Joabe e Abisai perceberam que o desafio era enorme e, consequentemente estavam divididos. Com essa percepção tomaram uma decisão, como se estivessem dizendo: “Não é cada um por si e Deus por todos”. Eles se uniram para um ajudar o outro.
- Este foi exatamente o pensamento de Jesus para nós que temos problemas a resolver, dificuldades a superar e desafios a vencer. Ele disse que precisamos estar juntos um ajudando o outro: João 17.20,21; Lucas 11.17.
João apóstolo mais tarde lembrou que uma das formas der amar é ajudar um ao outro (I João 4.21).
- Pelo fato de estarem se ajudando, Deus interviu e fez o milagre. Na verdade, eles nem tiveram que lutar. Um inimigo fugiu por um lado e o outro pelo outro lado. Deus mesmo afastou os adversários.
Conclusão
Em nossos dias as batalhas da vida poderão ser grandes e os problemas maiores ainda, mas se decidirmos nos ajudar mutuamente, com certeza Deus virá em nosso socorro, inclusive quando estivermos nas atividades da igreja.