Apocalipse 19.4-6
O SENHOR REINA
Introdução
- O Reino de Deus que foi prometido no Velho Testamento e anunciado por Jesus Cristo será definitivamente estabelecido no final dos tempos. Embora Jesus Cristo tenha continuamente afirmado que estava chegando naqueles dias, seu estabelecimento era apenas espiritual no coração dos que acreditavam. O estabelecimento geográfico e pleno do Reino de Deus só acontecerá, conforme visão do apóstolo João narrada neste texto do Livro do Apocalipse por ocasião da volta de Jesus Cristo e do seu triunfo final.
- Não podemos, portanto, realisticamente falando, afirmar que nestes dias o Reino de Deus já foi estabelecido, pois as estatísticas religiosas mostram exatamente o contrário. Considerando que os cristãos possam ser a expressão do Reino de Deus, eles na atualidade são apenas cerca de 34%, assim mesmo 26% são católicos e somente 8% são protestantes e evangélicos. Do total mundial, 21% são mulçumanos, 17% são ateus, 13% são hinduístas, 11% são budistas, 3% são animistas e 1% fazem parte do restante das várias outras religiões.
- Isto significa, em outras palavras, que dos cerca de 7 bilhões de pessoas, mais de 2 bilhões sequer ouviram falar de Jesus Cristo. Também das 6.528 linguas e dialetos, mais de 4.500 estão sem a Bíblia, seja no todo ou em partes. Dos 7 países mais ricos do mundo (USA, Canadá, Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Japão), em 6 desses países a presença do evangelho diminui continuamente e o Japão nunca foi cristão.
Desenvolvimento
- Se o Reino de Deus será apenas estabelecido integralmente quando Jesus Cristo voltar, a expressão “Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina” também somente poderá ser declarada no futuro, como na visão apresentada a João apóstolo na Ilha de Patmos. Aliás, a voz da multidão proclamando o estabelecimento integral do Reino de Deus é uma visão antecipada do que ainda vai acontecer no final dos tempos.
- Poderá ser afirmado o total estabelecimento do Reino de Deus porque, nessa ocasião, todos os que hoje resistem, fazem oposição, perseguem e matam os crentes em Jesus Cristo serão também derrotados. Em sua visão, o apóstolo João nos mostrou que nessa ocasião é o que irá ocorrer: “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipses 19.19,20). O último movimento humano, diabólico, enganador, idólatra será igualmente destruído, razão por que o Reino de Deus será integralmente estabelecido.
- Quando Judas Iscariotes e outros judeus pensavam que o Reino de Deus seria estabelecido em algum momento da atual história, inclusive com conotação político-militar, Jesus Cristo foi mundo claro ao dizer: “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18.36). Por isso, ainda em sua visão descrita no Apocalipse, João apóstolo traz a revelação da necessidade de novos céus e uma nova terra: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Apocalipse 21.1-5).
Conclusão
Em nossos dias o Senhor reina apenas espiritualmente e no coração dos que nele acreditam. O mundo ainda jaz no maligno e as estruturas sociais ainda estão sob a sua influência, prevalecendo o falso profeta, a idolatria e a perseguição à igreja. Um dia, no entanto, tudo isto vai acabar e o Reino de Deus será definitiva e integralmente estabelecido. O último capítulo da História da Humanidade já foi escrito e nele está afirmado que a multidão dirá: “Aleluia! O Senhor Deus Todo-Poderoso reina”.