II Crônicas 34.14-16
Introdução
- Uma senhora perdeu seus óculos e não conseguia lembrar-onde havia deixado. Perguntou ao marido e aos filhos, mas eles não sabiam informar. Foi na casa de amigas que costumava visitar e não achou também. Os dias e os meses foram passando até que ela resolveu ler a Bíblia para receber de Deus uma orientação. Quanto tomou a Bíblia e abriu, o que estava dentro? Sim, seus óculos! Significa que durante todo esse tempo ela não estava lendo a Bíblia.
- Era o que estava acontecendo com o povo até o dia quando resolveram fazer uma reforma no templo e o sumo-sacerdote achou a Bíblia que estava perdida. O povo tinha um templo e praticava uma religião, mas sem ter a Bíblia como base. Aos poucos a Bíblia foi sendo deixada de lado até que ficou esquecida e finalmente perdida.
Desenvolvimento
- Uma religião sem Bíblia também é o que acontece com as várias religiões que hoje existem no mundo. Por exemplo: o hinduísmo tem o livro chamado Vedas, mas não tem a Bíblia; o islamismo tem o livro chamado Alcorão, mas não tem a Bíblia; o zoroastrismo tem o livro chamado Zend Avesta, mas não tem a Bíblia; o bramanismo tem o livro chamado Mahabharata, mas não tem a Bíblia; o confucionismo tem o livro chamado Analectos, mas não tem a Bíblia.
- A consequência de se ter uma religião sem ter a Bíblia é acontecer com as pessoas de hoje o que aconteceu com as pessoas daquela época quando estavam vivendo uma religião sem Bíblia. Elas se tornaram idólatras, praticantes da feitiçaria, invocadores dos espíritos, extremamente mundanas e acentuadamente impiedosas.
- Pior ainda é quando os chamados cristãos também vivem uma religião chamada cristianismo sem ler e sem aplicar a Bíblia, colocando em prática os ensinos de Jesus. Nesse sentido, Jesus foi muito claro uma vez, quando disse a um grupo de religiosos: “Vocês erram em razão de não saberem as escrituras”. Você me perguntaria: Que erros os religiosos cristãos cometeriam? Resposta: os mesmos! Idolatria, invocação dos espíritos, heresias doutrinárias, mundanismo, impiedade.
Conclusão
- Quando o povo redescobriu a Bíblia, nessa época aqui referida na história, houve arrependimento e confissão de pecados, avivamento e despertamento espiritual, vida purificada e santificada.
- Uma vez um discípulo perguntou aos eu mestre: “Porque vamos ler a Bíblia se não conseguimos memorizar e temos que ler de novo e ler mais vezes?” O mestre ficou quieto por alguns instantes, pensou e disse em seguida ao discípulo: “Pegue aquele cesto de vime que está ali na lama, vá até o rio e traga água que puder até aqui”. O discípulo fez e quando chegou com o cesto vazio, o mestre perguntou: “O que você aprendeu?” O discípulo respondeu: “Que cesto de vime não segura água”. Mandou outra vez e mais outra e fazia a mesma pergunta, tendo a mesma resposta. Finalmente, o discípulo olhou para dentro e disse: “O cesto não segura água, mas a água limpou completamente o cesto”. O mestre então acrescentou: “Não importa que você leia várias vezes e não consiga memorizar. Importa é que cada vez que você lê, sua mente vai ficando limpa, seu coração purificado, sua alma lavada e sua vida transformada”.