34. Nós Só Temos Uma Vida

Tiago 4.13, 14

Introdução

  1. Não deveria ser nenhuma novidade eu chegar aqui e dizer: “Nós só temos uma vida”.

1.1. Não deveria ser novidade porque Tiago apóstolo está dizendo isto desde o primeiro século com um agravante: esta vida pode terminar ainda hoje. É como aquele tolo de uma das parábolas de Jesus, a quem Deus disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma”.

1.2. Não deveria ser novidade porque já existe uma versão em português da música “You Only Get One Life” (Você só tem uma vida”) cuja letra diz: “

A sua vida passando diante dos seus olhos
E você não sabe mais o que fazer
Lembrando dos seus erros e de suas vitórias
Lembrando de tudo do que deixou de ser

Nós só temos uma vida
Onde fazemos as escolhas sem poder se arrepender
Se erramos nós erramos
Não adianto chorar
Porque não podemos voltar

  1. O problema é que não para de crescer o número de pessoas que continua acreditando na possibilidade de outras vidas, com novas oportunidades, mesmo que a Bíblia ensine que aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo”.
  2. Também não faltam pessoas que pressionadas por essa dramática realidade estão dizendo que devemos fazer logo tudo o que quisermos e tudo o que nos der prazer e tudo o que nos trouxer felicidade. Nesse sentido, alguém chegou a escrever: “Só temos uma vida, devemos fazer tudo o que nos faz feliz sem medo de arriscar, pois quando perceber pode ser tarde demais e não terás outra chance para viver tudo de novo”. Esta é a razão porque no mundo atual muitos se entregam às drogas, ao alcoolismo, ao consumismo, ao sexo sem limites, a roubar e matar a conseguir dinheiro cada vez mais mesmo de modo ilícito... Consequentemente estão contraindo doenças venéreas, aids, estão sendo processados e presos, estão morrendo precocemente.
  3. Por isso, mesmo sem ser novidade, precisamos repetir mais uma vez: “Nós só temos uma vida

Desenvolvimento

  1. Então, juntando todas as verdades, se existe apenas uma vida, se ela pode terminar a qualquer momento e vive-la de qualquer modo pode trazer problemas sérios e insolúveis tanto no tempo presente quanto na eternidade, você precisa pensar bem sobre como vai viver esta única vida que temos pela frente.
  2. Anote aí cinco maneiras bíblicas para viver da melhor maneira esta única vida neste mundo e ainda ganhar a vida eterna no céu.

2.1. Ignore o argumento de fazer porque todo mundo faz. É verdade que há muita gente vivendo de modo errado, mas isto não significa que seja a maioria. Mais ainda, se você cometer os erros que os outros cometem sua vida irá de mal a pior. Por isso é que a Bíblia recomenda você a se “afastar das más companhias porque elas corrompem os bons costumes”.

2.2. Ignore o convite daqueles que te chamam para viver na liberdade sem responsabilidade. Esse negócio de fazer apenas tudo o que lhe dá prazer e lhe traz alegria é enganoso porque esconde a verdade de que Deus vai julgar todas as pessoas pelo que fizeram ou deixaram de fazer. Além de Deus ter “um dia quando vai julgar” todas as pessoas, a Bíblia também ensina que “após a morte todos nós prestaremos contas a Deus”.

2.3. Ignore a sugestão de viver sem propósitos estabelecidos. É como aquele cantor que disse “Deixa a vida te levar” ou a cantora que dizia: “Tô nem aí”. É preciso ter propósitos, metas, alvos a serem alcançados em todas as áreas, principalmente viver espiritualmente para a glória de Deus. É como o apóstolo Paulo dizia: “Para mim, o viver é Cristo” e “Tudo quanto fizerdes, fazei para glória de Deus”.

2.4. Ignore o comodismo em que não há desafios para mudanças que precisam ser feitas. Eu sei que “não deve mexer em time que está ganhando”. Eu sei disto. Mas presta atenção: a vida é mais do que uma partida de futebol e na vida nem sempre as pessoas estão ganhando, mas perdendo. Então é preciso mexer, alterar, modificar, mudar, principalmente porque não está dando certo. Observe o que Deus disse através do profeta Ageu 1.5,6: “Considerai os vossos caminhos”. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”. As coisas não estão dando certo exatamente para que haja mudanças que sejam necessárias.

2.5. Ignore o slogan que engana as pessoas dizendo que todas as religiões levam a Deus. Vários cientistas sociais já reconheceram a importância da religião na face da terra, principalmente as que se tornaram as mais importantes e congregam bilhões de pessoas. Eles dizem que a religião é relevante porque elas ensinam moralidade, insistem na paz antes da guerra, fortalecem laços familiares. Ocorre, todavia, que nenhuma religião garante salvação eterna no céu, inclusive o cristianismo em suas várias vertentes. Somente Jesus Cristo garante salvação eterna a todo aquele que nele crê, mediante o arrependimento de seus pecados. Torne-se crente em Jesus e ajude outras pessoas a crerem para que também possam ser salvas por Jesus.

Conclusão

Porque só temos uma vida, ela não pode e nem deve ter nenhuma outra adjetivação senão a de cristã. Ter uma verdadeira e autêntica vida cristã é a maneira mais sensata de dizer para si e para os outros que nós só temos uma vida e ela deve e pode ser vivida cristãmente. Porque eu só tenho uma vida, para mim o “viver é Cristo e o morrer é ganho”.