17. O Governo Milenar de Jesus Cristo

Isaías 11.1-10

Introdução

   Eu gosto quando periodicamente chega o tempo das eleições. Gosto porque esta é prova de que vivemos num país democrático, quando a população pode escolher seus líderes políticos. Gosto porque posso confirmar o quanto as pessoas sonham com um período de paz, segurança, saúde, educação, justiça e equidade. Gosto porque mais uma vez lembro que essas esperanças realmente serão realizadas somente quando Jesus Cristo voltar a este mundo e estabelecer o seu governo milenar.

Desenvolvimento

  1. Pela leitura deste texto do profeta Isaías, escrito 700 anos antes de Jesus nascer, você pode verificar que o anseio por paz, segurança, saúde, educação, justiça e equidade é um anseio antigo, que sempre esteve presente no coração dos povos.

1.1. A profecia foi feita porque era um anelo do povo israelita, cuja realização acontecerá com a chegada do Messias prometido.

1.2. Todavia, este também é um desejo de muitas nações, visível num documento da ONU que propõe os seguintes objetivos até o ano de 2030: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. Nesses objetivos estão: redução de todas as formas de violência, acabar com abuso, exploração e tráfico de pessoas, promover o Estado de Direito, combater todas as formas de crime organizado, inclusive corrupção e suborno (https://nacoesunidas.org/pos2015/ods16/).

1.3. E mais uma vez, nos discursos dos atuais candidatos e em seus programas, esses anseios são declarados como possíveis através da eleição deles.

  1. O problema é que até hoje, ao longo dos séculos e em todos os povos o sonho ainda não se tornou realidade. Os líderes políticos se sucedem, as esperanças são renovadas, a frustração se repete, isto sem falar em países onde o totalitarismo se impõe a ferro e fogo, sepultando qualquer tipo de esperança nesse sentido.
  2. Por isso que paz, segurança, saúde, educação, justiça e equidade se tornaram uma profecia a ser cumprida em Jesus Cristo, quando Ele voltar e estabelecer seu governo milenar.

3.1. Além destas promessas registradas em Isaías 10, outras promessas foram feitas: “Será um tempo de paz (Miquéias 4:2-4; Isaías 32:17-18); gozo (Isaías 61:7,10); conforto (Isaías 40:1-2); sem qualquer pobreza (Amós 9:13-15) ou enfermidade (Joel 2:28-29), completa justiça (Mateus 25:37; Salmos 24:3-4); obediência (Jeremias 31:33); santidade (Isaías 35:8); verdade (Isaías 65:16) e plenitude do Espírito Santo (Joel 2:28-29). Cristo governará como rei (Isaías 9:3-7; 11:1-10

Conclusão

É considerando todos esses aspectos do governo de Jesus que achei fantástico um banner que recebi em meu Whatzapp: “Em tempos de #EleNão e #EleSim todos precisam lembrar que #EleVoltará”. Em outras palavras: ninguém vai realmente exercer um governo perfeito. Somente Jesus Cristo quando voltar realmente vai realizar nossos sonhos de perfeição neste mundo.