4. Uma Igreja Bíblica e Espiritual

Atos 17.11; 20.23

Introdução

  1. O autor de um interessante livro, “A Igreja da Palavra e do Poder”, no objetivo de compartilhar as virtudes de sua própria igreja, comenta o fato de existirem basicamente dois tipos de igrejas evangélicas: as  que se baseiam unicamente na Bíblia e as que se guiam exclusivamente pelas revelações do Espírito.
    • Em seu testemunho pessoal, ao compartilhar o seu relacionamento com os dois tipos de igrejas, escreveu: “Sendo tradicional, amava a Palavra, porém ansiava mais do Espírito. Tendo iniciado a beber da água da renovação, amava o realce atribuído ao poder do Espírito, mas via que esse poder precisava ser ligado a um enraizamento mais forte na Palavra. Eu via forças e fraquezas nas duas correntes. Cada uma detinha uma peça do quebra-cabeça de que o outro precisava”.
    • Comentando sobre os dois tipos de igreja e como se tornou sua igreja, ele ainda escreveu: “O que está acontecendo na Fellowship Church (sua igreja), está acontecendo em várias igrejas dos Estados Unidos. Os muros que separam os renovados dos tradicionais estão ruindo. Estes estão com mais sede do Espírito de Deus. Aqueles estão mais famintos da Palavra de Deus. Renovados e tradicionais estão aprendendo uns com os outros”.
  2. A esse respeito, eu penso que nossa igreja não precisa ser rotulada de tradicional ou de renovada, fundamentalista ou liberal, ortodoxa ou contemporânea, conservadora ou pentecostal. Como igreja cristã, queremos ser orientados pelo Espírito e pela Palavra de Deus. Não temos interesse em ser rotulados com qualquer tipo de “identidade” eclesiástica. Fazemos questão de ter a Palavra de Deus como fundamento de nossas doutrinas e ser conduzidas pelo Espírito Santo de Deus.

Desenvolvimento

  1. Abrindo a Bíblia, a Palavra de Deus, enxergamos claramente sobre a importância de ser uma igreja espiritual.
    • Enxergamos nesse texto já lido: Atos 20.13
    • Conseqüentemente, queremos atender às expectativas não alcançadas pelos crentes de Corinto: I Coríntios 2.14-3.3.
    • Queremos  ser cheios do Espírito como está recomendado em Efésios 5.18-21.
    • Assim sendo, teremos condições de ouvir o que o Espírito de Deus tem a nos dizer: Apocalipse 2 e 3.
  2. Dirigidos pelo Espírito Santo, percebemos a importância de ter doutrinas baseadas na Bíblia, na Palavra de Deus.
    • Percebemos essa necessidade em Atos 17.11
    • Agindo assim, evitamos o erro de alguns crentes da igreja da Galácia: Gálatas 1.6-9.
    • Conseqüentemente ficamos firmes nos ensinos apostólicas como está recomendado em II Tessalonicenses 13-15; 3.6.

Conclusão

    Embora o autor do livro tenha tido a boa intenção de unir os dois ou mais tipos de igrejas existentes, nosso interesse como igreja cristã  não é reunir o que de melhor tenham os renovados ou pentecostais, o que de proveitoso tenham os conservadores ou tradicionais, o que de útil tenham os ortodoxos ou liberais, o que de valor tenham os fundamentalistas ou neo pentecostais. Nosso interesse é ser uma igreja guiada pelo Espírito de Deus com doutrinas fundamentadas na Bíblia. Uma igreja espiritual e bíblica!