162. Alegria Espiritual

Salmo 51.12

ALEGRIA ESPIRITUAL

Introdução

  1. Não podemos negar que a alegria é uma emoção resultado de fatores ou acontecimentos que produzem reações bioquímicas em nosso organismo. A alegria é visível através de sorrisos expressos nos lábios, de olhos que brilham intensamente e de atitudes que temos para com outras pessoas ao nosso redor, tais como: cumprimentar, abraçar, elogiar, ter confiança, trabalhar  junto, amar.
  2. A palavra “alegria” vem do latim “alacer, alecris”, que significava animado, vivaz, risonho, jovial. Na língua hebraica, na expressão do salmista, a palavra é “שָׂשֹׂון” (sâsôwn), que também significava alegria, contentamento, exultação, júbilo, gozo. No Novo Testamento, em João 16.22, na expressão usada por Jesus Cristo, a palavra grega usada é “χαρά” (chará), que igualmente significava alegria, regozijo, contentamento, satisfação.

Desenvolvimento

  1. Sendo, portanto, resultado de uma reação bioquímica, principalmente por causa da liberação de endorfina, também chamada hormônio da felicidade, é necessário que existam fatores ou acontecimentos que produzam essa reação química. Os especialistas que procuram estudar os fatores ou acontecimentos que podem produzir alegria, costumam relacionar a chegada de uma boa notícia, a prática de exercícios físicos, o ato de escutar músicas, o realizar viagens turísticas, a prática sexual, o ter relacionamentos afetivos, o experimentar vitórias na vida, o conquistar alvos estabelecidos.
  2. Pensando especificamente na experiência do salmista Davi, além de todos os fatores e acontecimentos que ocorriam em sua vida e que lhe produziam alegria, ele compartilhou que havia deixado de ter como causa de sua alegria a sua experiência de salvação. Estava, portanto, falando de um tipo de alegria que tem sua origem em fatores ou acontecimentos espirituais. Entre eles, principalmente estava sua experiência pessoal com Deus, o Criador de todas as coisas, o Pai Celestial. Aliás, em vários de seus salmos ele falou dessa experiência com Deus como relevante em seu viver diária. Ele dizia: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. O meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Bendize, minha alma, ao Senhor. Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz. (Salmo 42.1; 84.2; 104.1; 1165.1).
  3. É desse tipo de alegria espiritual que Jesus Cristo também falou que seus discípulos e seguidores iriam experimentar. Uma alegria que começa a ser vivenciada através da conversão e se que se torna real através da presença do Espírito Santo no coração do crente, como um dos seus frutos (Gálatas 5.22). No livro de Atos, quando narra experiências espirituais vividas pelos crentes, ficou registrado que essas experiências lhes produziram muita alegria (Atos 13.48,52).
  4. Voltando à análise do que ocorreu com o salmista Davi, por causa de uma experiência de pecado e mesmo tendo tantas outras razões para ter alegria, o que ele experimenta foi uma grande tristeza, razão porque se dirigiu a Deus, em oração, suplicando que Deus lhe devolvesse a alegria da salvação.

3.1. Teologicamente, ele não disse que perdeu a salvação por causa do seu pecado, pois uma vez salvo, salvo para sempre, conforme promessa de Jesus Cristo.

3.2. O que ele diz que perdeu foi a alegria espiritual. Isto significa, em outras palavras, que a alegria decorrente de fatores espirituais se torna a mais importante de todas as alegrias. Pode existir outras causas de alegrias, mas se não existirem os fatores espirituais, os outros tipos de alegrias não serão suficientes para dar sentido à vida.

3.3. Uma vez que ela é espiritual, sendo uma dádiva de Deus, em Cristo Jesus, somente através da oração dirigida a Deus uma pessoa poderá tê-la de volta ou começar a experimentá-la pela primeira vez.

Conclusão

É claro que uma pessoa comum pode alternar suas emoções, ora sentindo alegria e ora sentindo tristeza, pois, afinal de contas, a vida humana é caraterizada por experiências positivas e negativas. Nesse sentido, os especialistas dizem que, de maneira natural, as pessoas precisam aprender a lidar com as situações difíceis e as frustrações, a fim de que possam ter o maior tempo de alegrias que for possível, inclusive através de medicamente específicos.  Todavia, se você está buscando alegria espiritual que pode permanecer em você em todo o tempo, apesar de todas as adversidades, inclusive de seus pecados, creia em Jesus Cristo e, quando estiver triste, peça em oração que Ele lhe dê alegria espiritual. Faça também como o salmista. Ore agora, dizendo: “Ó Deus, alegra meu coração”.