Lucas 17.11-19
A ATITUDE DE AGRADECER
Introdução
A atitude desta aniversariante em dar graças a Deus por mis um ano de vida está em sintonia com o pensamento de vários intelectuais famosos, que disseram o seguinte:
“A gratidão é a virtude das almas nobres” (Esopo)
“A gratidão é a memória do coração” (George Lillo)
“Um coração grato é realmente um grande coração” (James Lowe)
“A gratidão é a mais bela flor que brota da alma” (H. Balow).
Desenvolvimento
- Em relação ao pensamento de Jesus Cristo a respeito de quem é abençoado, lendo a história desses 10 homens que foram curados de suas enfermidades, descobrimos que Jesus está pronto a abençoar todos aqueles que necessitam, mas, em suas expectativas, Ele espera que realmente as pessoas assim o façam. Por isso, quando um deles voltou para agradecer, ele perguntou pelos outros nove. Mostrou com essa pergunta que todos os abençoados deveriam ter voltado para expressar sentimento de gratidão.
- Se apenas um voltou para agradecer, significa que a maioria das pessoas tem uma natureza ingrata ou insensível ou indiferente. Desde aquele tempo até os dias de hoje, essas pessoas certamente se acham merecedoras, razão por que pensam que Deus tem o dever de abençoá-las ou que nem perceberam ainda o amor de Deus que estende suas bondosas mãos num gesto de graça, que significa favor imerecido. A expectativa de Jesus é que nós não sejamos como a maioria ingrata, insensível ou indiferente, mas que sejamos como o único que voltou para dar graças.
- Mais ainda: Se logo após a cura, Jesus perguntou pelos nove que foram embora, significa que Jesus espera que a gratidão de quem recebe bênçãos de Deus seja simultânea ou imediatamente sequente ao recebimento da dádiva. Menciono esse detalhe porque pode acontecer de um outro agradecer, mas depois de 1 mês ou 1 ano ou 10 anos. Lá adiante, muito tempo depois, lembrando o episódio ocorrido e refletindo sobre o que aconteceu a pessoa reconheça que foi abençoado e resolva agradecer. Certamente que esta atitude terá algum valor, mas a pergunta de Jesus mostra que ele esperava gratidão simultânea ou imediatamente sequente.
- Para confirmar esse entendimento como uma atitude cristã, o apóstolo Paulo escreveu textos suficientemente confirmadores e que vou ler agora: Efésios 5.20; Filipenses 4.6; Colossenses 3.17; I Tessalonicenses 5.18.
Conclusão
Todos devem aprender com o único que voltou dos 10 abençoados e com esta aniversariante que nos chamou aqui para cantar parabéns, sim, para saborear um bolo, sim, todavia nos chamou principalmente para juntos agradecermos a Deus a benção de sua preciosa vida.