10. Em Busca do Galardão Celestial

I Coríntios 9.16-24

Introdução

  1. Eu poderia naturalmente dar a esta pregação o título de “Em Busca do Prêmio”. Poderia começar dizendo que há um prêmio nos esperando maior do que o maior prêmio que alguém possa sonhar em receber. Poderia até mesmo ilustrar a mensagem com uma história a respeito de alguém que tenha ganhado um Grande Prêmio várias áreas da vida.
  2. Ocorre, todavia que embora esta seja esta a palavra usada em várias versões, a palavra original significa “galardão” e é assim que está traduzida em outro texto: I Coríntios 3.8,14. Por isso, convido-os a refletirem nesta oportunidade a respeito do galardão espiritual que todos poderemos ter no Reino Celestial.

Desenvolvimento

  1. Para ajudar vocês a compreenderem realmente esta doutrina, esclareço que a doutrina do galardão não deve ser confundida com a doutrina salvação, embora as duas sejam resultantes do amor de Deus

1.1. A salvação é concedida gratuitamente ao pecador que a recebe com base no sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, mediante o arrependimento de seus pecados e a fé (Efésios 2.8,9).

1.2. O galardão é resultado da obra realizada, isto é, do serviço ou do trabalho cristão que o salvo faz, com base principalmente na voluntariedade (Apocalipse 22.12).

  1. A doutrina do galardão foi estabelecida pelo próprio Jesus Cristo que dela falou 10 vezes no evangelho de Mateus, 3 vezes em Lucas e 1 vez em Marcos e João (Exemplos: Mateus 10.41,42; Lucas 6.35; João4.36).

2.1. Para que fique ainda mais clara sua diferença em relação à doutrina da salvação, basta percebermos que, se Paulo defendeu com unhas e dentes a salvação pela graça, mediante a fé, foi ele quem claramente também explicou a conexão que existe entre galardão e obra ou serviço ou trabalho cristão, explicando inclusive ter sido essa a sua maior motivação para servir a Jesus (I Coríntios 3.8,14; 9.24; Colossenses 3.24)

2.2. Em outras palavras, o que podemos começar a entender é que se todos os que crêem em Jesus terão salvação, nem todos os salvos em Jesus Cristo terão galardão. Vou repetir: todos os que crêem em Jesus terão salvação, mas nem todos os salvos terão galardão.

  1. Se o galardão é recebido em conexão com a prática das obras, do serviço, do trabalho cristão nem todos os salvos terão galardão porque nem todos os salvos realmente estão envolvidos com a obra do Senhor, nem todos os salvos evangelizam, nem todos os salvos testemunham, nem todos os salvos estão sempre presentes nos cultos, nem todos os salvos entregam dízimos e ofertas... Portanto, esta doutrina trata da justiça de Deus quanto aos crentes que trabalham e se dedicam comparados com os crentes que pouco ou nada fazem, vivendo uma vida cristã apenas pedindo e recebendo bênçãos.
  2. Quanto ao que significado de galardões no céu, embora não possamos saber exatamente o que serão, podemos observar a linguagem figurada usada por Paulo neste texto quando usa a palavra que foi traduzida por prêmio. Ela se refere a esportes, quando os atletas vencedores recebiam uma coroa na cabeça. Anos mais tarde, na ilha de Patmos, João ouviu Jesus falar dessa coroa como galardão: Apocalipse 3.1. Foi por isso que João também ouviu Jesus lhe dizer para escrever as palavras que estão registradas me Apocalipse 14.13.

Conclusão

  1. Uma senhora crente às vezes ia aos cultos, às vezes entregava o dízimo, às vezes fazia algum serviço e mesmo assim era criticada por um senhor crente que só aparecia na igreja uma vez por ano, achando que ela era crente demais. Um dia essa senhora faleceu e quando chegou no céu experimentando sua salvação, logo ficou na expectativa de saber qual era o seu galardão. Um anjo então veio e lhe deu um fusca 1960, bem usado, com pneus carecas, folga na direção e fazendo muito barulho na lataria. Quando viu qual era o seu galardão, ela ficou triste. O anjo então lembrou que nos dias aqui na terra quando era crente ela pouco ia à igreja, só entregava o dízimo de vez em quando, só havia convidado uma pessoa para a igreja, apenas em uma ocasião havia trabalhado na igreja. Mais triste ainda ficou ao ouvir essa verdade, mas entrou no fusquinha e saiu dirigindo no céu. Tempos depois, ao encontrar o anjo, este percebeu que ela estava mais alegre. Então comentou: “Quanto você recebeu o fusca como galardão você ficou muito triste. Porque está tão alegre hoje?” Ela respondeu: É que eu acabei de ver um outro crente de minha igreja que também faleceu e está aqui no céu. Quando lhe perguntei qual tinha sido seu galardão, ele respondeu dizendo que nada havia recebido. Eu insisti: “Nem uma bicicleta? Nem um patinete?”. Ele disse: “Não! Tenho de andar a pé!
  2. Eu não sei dizer quais serão os galardões que nos esperam no céu. Mas eu sei três coisas: 1º) – Deus mesmo é o maior galardão que alguém pode ter, como disse a Abraão: “Não temas, eu sou o teu grandíssimos galardão (Genesis 15.1); 2º) – A concessão dos galardões está em conexão com tudo o que você faz aqui neste mundo como salvo que procura ser fiel e servir a Jesus Cristo na igreja local; 3º) – Se eu fosse você começaria a partir de hoje a entregar o dízimo todos os meses, a sempre testemunhar e convidar pessoas para a igreja, a ajudar pessoas necessitadas sempre que puder, a ter um ministério na igreja para trabalhar; enfim a cultuar e servir a Jesus intensamente.