6. O Impossível aos Homens

Mateus 17.20: 19.26

Introdução

  1. Num certo momento do nosso ministério pastoral, eu e minha esposa realizamos em uma das igrejas que pastoreamos o que chamávamos de “Culto do Impossível”. Eram realizados às sextas-feiras, de 15,00 às 16,00 horas e a maioria das pessoas que se faziam presentes era exatamente as que viviam problemas impossíveis de serem resolvidos. As pessoas compareciam, faziam o que orientávamos e muitas delas realmente viram Deus fazendo o impossível. Até hoje ainda encontro com pessoas que se lembram daqueles cultos e do quanto foram importantes na vida delas.
  2. Antes desse período e após o mesmo, sem realizar especificamente o “Culto do Impossível”, sempre afirmamos às pessoas que Deus pode fazer o que aos homens é impossível como uma verdade em que sempre acreditamos. Em todo o tempo de nossa história, o Espírito Santo tem lembrado ao nosso coração estas palavras de Jesus, afirmando que “nada será impossível aos que tem fé”. Resumindo, são duas as verdades ensinadas por Jesus Cristo: O impossível é feito por Deus e os que têm fé experimentam o impossível.

Desenvolvimento

1. Na verdade, não teríamos nenhuma dificuldade e não haveria nenhuma novidade em declarar nesta oportunidade que Deus tem o poder de fazer o impossível.

1.1. Isto foi o que fez o anjo Gabriel quando quis anunciar a Maria o nascimento miraculoso de Jesus. Ela perguntara como aconteceria o milagre e o anjo disse: “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1.34-38 – repetir 1.37).

1.2. Foi o que o anjo perguntou a Abraão, quando falou do nascimento de Isaque tendo Abraão 100 anos: “Haverá alguma coisa difícil para Deus?” (Gênesis 18.14).

1.3. Também foi o que o profeta Jeremias declarou num certo momento de sua vida, diante de uma grande dificuldade (Jeremias 32.17), o que foi confirmado pelo próprio Deus (32.27)

1.4.  Ainda foi o que Jesus falava sobre salvação de certas pessoas (Mateus 19.26).

Por isso, vamos nós também afirmar juntos: “Não há impossíveis para Deus!” e “Para Deus tudo é possível!”

2. A novidade é a revelação que o Espírito de Deus faz sobre as palavras de Jesus quanto à realização de coisas impossíveis. Jesus afirmou também “se tivermos fé... nada nos será impossível”. Em outras palavras, Jesus está afirmando que as pessoas que tem fé são as que experimentam o impossível em suas vidas.

2.1. Se Jesus não tivesse feito também esta outra afirmação, nós continuaríamos apenas a dizer que o impossível é exclusivo a Deus. Afinal, somente Deus é Deus, somente Deus é o Todo-Poderoso, o poder pertence somente a Deus, somente Deus tem todo o poder.

2.2. Então, para que não haja confusão em nossa mente, precisamos antes de qualquer coisa, esclarecer que Jesus não pretendeu divinizar o crente, dando-lhe atributos que pertencem somente ao Pai Celestial. Se alguém sair por aí dizendo que pode fazer o impossível, não tenham nenhuma dúvida em encaminha-lo a um psiquiatra, pois estará com sintomas megalomaníacos.

2.3. Todavia, o que Jesus fez foi esclarecer que Deus pode fazer o impossível desde que existam pessoas que tenham fé em Deus. Para mostrar esse poder de realizar o impossível, Jesus usa da metáfora do monte transportado para o meio do mar. Aliás, de uma vez por todas, vamos deixar claro que, se não existir pessoas que tenham fé, a afirmação de que Deus faz o impossível não passará de um discurso! Deus faz o impossível através de pessoas que creem que Ele pode todas as coisas!

2.4. Ensinando sobre o poder de Deus, anos mais tarde o apóstolo Paulo fez a maravilhosa afirmação que está registra em Efésios 3.20:  o poder de Deus opera através e nós.

2.5. Vejamos, para nos convencermos dessa verdade dois episódios bíblicos:

» Marcos 5.25-29

» Marcos 9.17-24

Conclusão

  1. Todos nós temos a opção de ser crentes apenas a título de ter uma identidade religiosa, diferente de outras identidades, até mesmo para dizer que não somos idólatras e nem feiticeiros. Claro que nesse sentido o fato de ser crentes em Jesus Cristo nos dá uma grande vantagem.
  2. Ocorre, todavia, que se queremos ver milagres acontecendo em nossa vida, milagres realizados pelo Deus do impossível, então precisamos parar de dizer que as coisas são impossíveis ou que são difíceis. Precisamos nos tornar crentes que querem ver o impossível acontecendo através da nossa fé.