71. Deus Não Me Esquece

Isaías 49.13-15

Introdução

  1. Uma das experiências mais dramáticas na vida de um crente é a de pensar que Deus se esqueceu dele.

1.1. Geralmente este pensamento invade sua mente quando está vivendo dias de intenso sofrimento, quando passa por enormes adversidades, quando só vê dificuldades pela frente, quando as decepções se multiplicam, quando os fracassos se repetem, quando as perseguições são muito grandes, quando seus sonhos não se realizam.

1.2. Os habitantes de Sião estavam assim ao verem seus lares destruídos, suas famílias cativas, suas vidas transtornadas pelos inimigos que invadiam seu país.

1.3. Uma certa vez o salmista viveu exatamente esta experiência e a registrou assim no livro de Salmo: 77.1-9.

1.4. Outro salmista chegou ao ponto de dizer que ia perguntar a Deus: Salmo 42.9.

1.5. Por isso o ladrão na cruz, exatamente porque reconhecia seu pecado, disse para Jesus, em súplica: Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”.

  1. Para que isto não acontece conosco, Deus afirmou através do profeta Isaías: “Não me esquecerei de ti”.

Desenvolvimento

  1. Se Deus não esquecerá de nós, isto significa que Deus vai se lembrar das orações que fazemos em favor de nossos familiares, assim como se lembrou da oração de Abraão em favor de Ló (Gênesis 19.29). Ao ver as cidades sendo destruídas, Abrão poderia ter pensado: Será que Deus esqueceu do pedido que eu fiz a Ele. Deus então mostrou que se lembrava do seu pedido e salvou a vida de seu sobrinho. As orações que você faz em favor dos seus filhos, dos seus pais, do seu esposo, de sua esposa, de seus familiares têm sido lembradas por Deus.

1.2. Significa que Deus vai se lembrar de você quando sua vida estiver envolvida pelas tempestades que sempre acontecem, assim como lembrou de Noé dentro do barco (Gen 8.1). Embora a chuva tenha cessado após 40 dias, diz a Bíblia que as águas prevaleciam, com a arca indo de um lugar para outro e tudo o que existia se desfazendo. Noé poderia ter pensado: “Se todos foram destruídos pela tempestade, como escaparemos nós?”. Deus então mostrou que a promessa feita a ele ia ser cumprida e fez soprar um vento que fez as águas baixarem e foi-lhes dado um novo começo. Aconteça o que acontecer em sua vida, com Deus você sempre poderá recomeçar e reconstruir sua vida.

1.3. Significa que Deus vai lembrar que sua capacidade de suportar o sofrimento tem limites, assim como lembrou dos crentes que estavam no Egito sofrendo ano após ano (Êxodo 2.23-25. Mesmo que tanto tempo tenha se passado, Deus lembrou-se deles e os libertou. Jesus disse aos crentes da igreja de Esmirna: “Tereis uma tribulação de 10 dias”. Esse era o tempo que poderiam suportar. A Bíblia afirma que Deus não nos deixará ser provado além do que podemos. Cada lágrima de seus olhos, cada gemido de sua alma, cada dia de seu sofrimento não está esquecido e na hora certa, Deus dará a você a libertação que você tanto deseja.

1.4. Significa que Deus vai se lembrar de você quando chegar a hora de sua morte e estiver partindo deste mundo, assim como lembrou do ladrão na cruz, que lhe dizia: “Lembra-te de mim...” Jesus lhe disse. “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas 23.43). Seja qual for a causa de sua morte (câncer, desastre, crime, bala perdida, velhice), quando chegar a hora Ele vai lembrar do dia quando você disse: “Eu aceito Jesus em meu coração”. Deus lembrará de sua decisão de se tornar crente e vai lhe dar a salvação eterna.

  1. Se Deus não esquecerá de nós, não importa mais se alguém esquecer. Os pais nunca deveriam esquecer seus filhos, como aquele pai que esqueceu o filho no banco de um carro e ele morreu por insolação e nem como aquela mãe que esqueceu seu bebê no lixo e o serviço de limpeza o levou para incineração. Mesmo que os pais esqueçam de perguntar a causa de suas lágrimas, esqueça de dar o ensino necessário, esqueça de corrigir na hora certa, esqueça de perdoar quando erra, esqueça de elogiar quando precisa, esqueça de beijar e abraçar quando entra ou quando sai. Este é o pressuposto do texto bíblico, mas se acontece, com Deus será diferente. Deus nunca esquecerá você!
  2. Mesmo que o amigo mais querido esqueça de telefonar no dia do aniversário, esqueça de cumprimentar quando passa pela rua, esqueça de perguntar de está precisando de alguma coisa.... Mesmo que um irmão de igreja esqueça de fazer uma oração em seu favor, esqueça de perguntar como ficou resolvido seu problema, esqueça de lhe dar uma palavra de conforto, esqueça de fazer uma visita... Mesmo que as autoridades esqueçam de reconhecer seus direitos, esqueça de fazer justiça, esqueça de atender suas necessidades, esqueça de ouvir suas reivindicações, esqueça que você é um ser humano que deva ser respeitado.

Conclusão

Deus afirmou de modo categórico: “Não me esquecei de ti”.  Dia e noite você tem estado no coração de Deus. Deus sabe tudo o que está acontecendo em sua vida. Deus vai agir na hora certa e você então dirá: Deus não esqueceu de mim.

Assim como Deus disse aos habitantes de Sião para que antecipadamente exultasse, e se alegrassem num ato de confiança, esta também deve ser a sua atitude hoje ao cantar confiando em Deus que lhe dará a vitória. Cante tendo esta certeza: “Deus não esquecerá de mim!”.