Filipenses 4.10-13
Introdução
- Uma das mais visíveis experiências negativas do ser humano é a da insatisfação. Ela pode ser comprovada em algumas expressões usualmente ditas quando pessoas falam de seus cabelos, da altura do corpo, do trabalho que tem, da casa onde moram, do salário que ganham, do casamento e da família.
- Embora alguns pensadores a vejam de modo positivo, sendo responsável pelo desenvolvimento da ciência, pelo aumento da criatividade e da engenhosidade, pela busca de mais conhecimento e progresso, a insatisfação por outro lado é negativa, pois também tem levado pessoas a jogar no lixo o casamento e a família, a perder empregos promissores, a alimentar os vícios da bebida, do fumo, dos jogos, das drogas, do sexo, a deixar-se subornar por quantias cada vez maiores, a prejudicar a saúde do corpo e da alma – enfim, a receberem o justo título de "eternos insatisfeitos".
- Por isso, penso ser de relevante considerar a experiência de um crente em Jesus Cristo que depois de também viver a tragédia da insatisfação, finalmente sentiu-se plenamente satisfeito e deixou escrito seu testemunho de vida.
Desenvolvimento
- Se você não considerar o testemunho desse crente em Jesus Cristo, você terá muita dificuldade em lidar com essa experiência negativa da insatisfação, principalmente porque todos nós vivemos numa época e numa sociedade cuja publicidade a estimula cada vez mais no objetivo de tornar as pessoas mais e mais consumidoras – é a famosa sociedade de consumo.
- Compartilhando sua experiência, ele escreveu sobre como finalmente conseguiu encontrar satisfação. Ele disse que aprendera, razão por que passara a saber e atribuiu a Jesus Cristo o motivo determinante de seu pleno prazer pessoal.
2.1. Se ele aprendeu, significa que não nasceu sabendo. Pelo contrário, ele era e teria continuado a ser um eterno insatisfeito também.
2.2. Se ele aprendeu, você também pode aprender. Além de aprender a fazer contas, a ler e escrever, a deslocar-se geograficamente de um lugar para outro, a ouvir e contar histórias – você aprende a sentir satisfação.
2.3. Seu aprendizado começou quando resolveu aceitar Jesus Cristo em sua vida, recebendo-o em seu coração como seu Salvador, Senhor e Mestre.
- É verdade que às vezes as pessoas reduzem a causa da insatisfação a problemas financeiros, desejo por mais bens materiais e posse cada vez maior de objetos de uso pessoal. Nesse texto, por exemplo, ele fala de ofertas financeiras que pessoas haviam levado para ele, pensando que essa seria também sua necessidade.
3.1. Ocorre, todavia, que as causas da insatisfação vão muito mais além. As causas podem ser emocionais, sentimentais, culturais, sociais e principalmente espirituais e eternas.
3.2. Por isso há pessoas ricas, milionárias, bilionárias que continuam insatisfeitas e vez por outra tem o nome nas páginas dos jornais por causa de suicídio.
3.3. Por isso, no livro de Eclesiastes, Salomão confessou que havia experimentado tudo em sua vida, mas continuava insatisfeito (Eclesiastes 2.1-11).
3.3. Por isso Paulo apóstolo explicou: “Posso todas coisas naquele que me fortalece”. Jesus Cristo faz esse milagre na vida humana porque dá paz e alegria, alivio e descanso, perdão, transformação, realização, proteção, salvação e vida eterna.
Conclusão
Com Jesus Cristo em seu coração, a negativa experiência da insatisfação pessoal vai desaparecer de sua vida. Vícios e tudo o mais que iludem seu viver vão sumir. Você finalmente encontrará satisfação no que é e no que tem e na dimensão espiritual e eterna que receberá.
Por isso, fique firme na sua fé em Jesus ou torne-se um crente em Jesus e peça seu batismo.