II Pedro 3.14-16
Introdução
- Há tempos, muitas pessoas foram surpreendidas com reportagem das 4 páginas de frente de um jornal capixaba sobre um líder religioso que estava pregando a possibilidade de um homem ter até 7 esposas. A notícia se espalhou através do rádio e da televisão. Muitos ficaram perplexos por saberem que era um líder de uma igreja.
1.1. Além de refletir um problema psicológico, ele usou um texto bíblico para embasar seu ensino: Isaías 4.1.
1.2. Lendo a reportagem, percebi que uma das razões por que ele não entendeu o texto bíblico e estava usando para resolver seus problemas psicológicos é o fato de que sua igreja o transformou, da noite para o dia, de pedreiro a ministro da palavra. Depois ele resolveu abrir sua própria igreja em sua casa.
1.3. Na semana passada, também li notícia de que um famoso jogador de futebol, ganhador do prêmio por ser o melhor jogar do mundo, dizendo que deixaria o futebol para ser ministro da palavra.
- As pessoas precisam entender que não basta ordenar um pedreiro, um agricultor, um comerciante, um motorista e pronto... Antes da ordenação, qualquer um de nós precisa passar por um processo saudável, conservador e adequado de estudo e interpretação da Bíblia.
2.1. Essa atitude de rejeitar a formação teológica em um Seminário ou Faculdade, como se fosse um instrumento para inibir ou corromper a vocação espiritual não justifica e nem explica a outra atitude de “levantar” pastor aqui e ali, negligenciando a exigência de manusear a bíblia corretamente.
2.2. Com muita humildade, o apóstolo Pedro reconheceu suas limitações em interpretar textos bíblicos escritos pelo apóstolo Paulo. Mesmo sendo apóstolo, mesmo tendo estado com Jesus como seu Mestre, ele admitiu que a Bíblia pode ser mal interpretada. Pior ainda: quando a Bíblia não é entendida, as consequências são gravíssimas.
Desenvolvimento
- Para que uma pessoa possa interpretar corretamente um texto bíblico, ela precisa seguir alguns critérios básicos, a saber:
1.1. Ler a Bíblia toda mais de uma vez, para ter uma visão global dos ensinos bíblicos. Se você não fizer assim, vai adotar um texto bíblico sem saber que existem outros textos bíblicos que ensinam diferente e que o entendimento é à luz do todo. Exemplo: Salmo 18.37,40 e Romanos 12.20,21.
1.2. Perceber que a Bíblia revela a vontade de Deus progressivamente (revelação progressiva), de modo que os ensinos do Novo Testamento são superiores aos do Velho Testamento, principalmente quando são diferentes: Hebreus 1.1; 8.8,9,13. Vejamos o exemplo de Isaías 4.1 comparado com I Cor 7.2; Efésios 5.32).
1.3. As traduções vão sendo aperfeiçoadas porque às vezes uma palavra ou expressão não foi plena e perfeitamente traduzida, deixando os leitores com uma idéia que não corresponde ao sentido original, razão por que é sempre recomendado ler várias versões e ler um dicionário bíblico. Exemplo: Mateus 28.19 – palavras “nações” e “batizar”.
- Além desses critérios básicos, é imprescindível a iluminação do Espírito de Deus, párea que haja um devido entendimento. Vejam o caso dos discípulos de Jesus após a sua ressurreição. Vamos ler o episódio: Lucas 24.25-27, 44-45.
2.1. Então, não é só evitar que pedreiros, agricultores, comerciantes, motoristas sejam ordenados da noite para o dia. Também os advogados, engenheiros, médicos, professores não devem ser ordenados porque têm curso superior.
2.2. Mais ainda: mesmo os que cursam um Seminário ou Faculdade de Teologia precisam de iluminação espiritual, para que sejam ministros da palavra. É verdade que quanto maior o saber, maior a capacidade de interpretação de um texto. Todavia, no caso do texto bíblico, se os de pouco estudos têm mais dificuldade, os de muito estudo precisam entender que todo o conhecimento científico não substitui a iluminação dada pelo Espírito Santo.
Conclusão
- O pedreiro que se tornou Ministro da Palavra causou grande estrago quando não entendeu a Bíblia. Não digo que deveria ter continuado como pedreiro, construindo casas em vez de abrir uma igreja em sua casa. Digo que enquanto trabalhava como pedreiro deveria ter feito um Curso Bíblico Teológico que lhe desse a formação necessária para se tornar pregador e pastor. Deveria também buscar a iluminação espiritual para interpretar e aplicar os textos bíblicos.
- Você, tanto para sua leitura devocional e particular, assim como para não ser enganado, também precisa seguir os critérios básicos e pedir a Jesus que o ilumine, pois Ele continua dando entendimento a quem pede. Deve agir como os moradores de cidade de Beréia que examinavam na Bíblia tudo o que Paulo ensinava (Atos 17.11). Mesmo que fosse o apóstolo Paulo, eles queriam ter certeza do que realmente estava na Bíblia.