10. Valorizando as Crianças

Mateus 18.2

Introdução

  1. Se as crianças foram cada vez mais valorizadas através de programas governamentais, leis e estatutos e projetos escolares, por que a igreja ficaria à margem dessa valorização?
  2. Ao ter a atitude de pegar uma criança e colocar no meio deles, o objetivo de Jesus era exatamente fazer com que sua igreja enxergasse com seus olhos o valor que uma criança tem.
  3. Depois desse gesto de Jesus e de tanto movimento em favor das crianças, vem uma inevitável pergunta: Nossa igreja vai continuar oferecendo apenas uma EBD infantil?

Desenvolvimento

  1. Esse gesto de Jesus, naquele momento, estava perfeitamente em sintonia com outras atitudes dele em outras ocasiões:

1.1. Jesus incluiu as crianças em suas ilustrações (Lucas 11.7-11; 7.31,32; João 16.21).

1.2. Jesus curou crianças doentes que certamente vinham com seus pais em busca de saúde (Mateus 9.25; 15.28; 17.18).

  1. O que a nossa igreja poderia oferecer às crianças para a formação de uma personalidade cristã, durante a semana, além da EBD, aos domingos? Sugestões:

* aprendizagem musical através de bandinhas rítmicas, coros juvenis;

* clubes de histórias bíblicas, através da recomendação de livros e de contadores ou narradores voluntários, com biblioteca;

* escolinha de oração, com duplas e grupos de intercessões;

* oportunidades de testemunhos de experiências vividas por elas;

* sala informatizada de vídeos e projeções de slides;

* atividades lúdicas com diferentes tipos de recreação;

  1. Para que essas atividades sejam implementadas durante a sema, também é necessário que pessoas se disponham a dar um período da semana para planejamento e ações. Da mesma maneira, igualmente os pais precisam se comprometer para trazer as crianças ao templo ou leva-las aos locais onde eventos serão marcados.

Conclusão

Falando de um futuro em Israel, Zacarias profetizou: “Assim diz o Senhor... As ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nela brincarão” (Zacarias 8.4,5).

Pensando em nosso futuro próximo, pergunto: quando as nossas igrejas se encherão de crianças cantando, estudando, orando e brincando?

Minha oração é que isto comece a acontecer o mais rápido possível, inclusive em cumprimento à profecia.