18. Idosos com Deus

Isaías 46.3,4

IDOSOS COM DEUS

Introdução

  1. Quando João Batista era bebê  e foi apresentado às pessoas, a Bíblia revela que a mão de Deus estava sobre ele (Lucas 1.66). Quando Jesus Cristo começou seu ministério, demonstrou claramente seu cuidado para com as crianças (Lucas 18.16). Durante as suas peregrinações na juventude, José viu o cuidado de Deus sobre ele (Gênesis 39.2,3). Na sua vida adulta, o salmista Davi viu Deus cuidando dele em todos os acontecimentos e por isso, quando se tornou idoso, suplicou que Deus não o desamparasse (Salmo 71.17,18).
  2. Eu penso que foi considerando essa oração de Davi e essa mesma oração feita por muitos idosos que Deus fez essa promessa registrada em Isaías.

Desenvolvimento

  1. Claramente Deus afirma tanto seu cuidado para com aqueles que nele creem durante todas as fases da vida, contando os dias de bebê, de criança, de adolescência, de juventude e de adultez, quanto também afirma seu cuidado quando a pessoa se torna idosa, com fragilidade no corpo e limitações nos movimentos.
  2. É claro que todos nós devemos cuidar de nós mesmos e cuidar uns dos outros, como uma das mais importantes recomendações cristãs, presente claramente nos ensinos da mutualidade e no ensino de Paulo a Timóteo ao lhe escrever: “Cuida de ti mesmo” (I Timóteo 4.16). Esse cuidado próprio e de uns para com outros em todas as fases da vida inclui todas as áreas do nosso existir, tais como atenção ao atravessar a rua, dirigir um veículo, alimentar-se corretamente, dormir o necessário, fazer acompanhamento médico, prevenir o futuro financeiro, aceitar os limites, evitar conflitos, manter vida sóbria sem vícios e assim por diante.
  3. Todavia, não se pode negar que em certas circunstâncias e em certos momentos somente Deus pode cuidar de nós.

3.1. Não faltam situações inesperadas naturais que ao nos pegar de surpresa podem afetar drasticamente nossa vida, causando problemas irreversíveis, por mais cuidado que tenhamos. Esses acontecimentos naturais dramáticos escapam ao nosso controle. Então só Deus pode cuidar de cada um de nós, tanto evitando, como transformando, compensando e confortando.

3.2. Não faltam investidas de Satanás, que sendo nosso adversário, faz tudo para nos atingir e destruir com suas artimanhas e ações demoníacas. A verdade é que não estamos sozinhos neste mundo, entregues a nós mesmos, como querem os humanistas e ateístas. Quando Jó teve a sua vida totalmente alterada, ele não imaginava que a origem eram as investidas de Satanás em sua história. Então só Deus pode cuidar de cada um de nós, tanto evitando, como transformando, compensando e confortando.

Conclusão

Se vocês experimentam o cuidado de Deus durante toda a sua vida, em todas as fases, continuem acreditando agora quando estão idosos. Orem como o salmista que pediu a Deus para cuidar dele na velhice: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força” (Salmo 71.9). Orem, mas acreditem no que Deus já nos prometeu através do profeta Isaías: “Até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei”.
Orar e crer.