SERMÃO PROFERIDO NA CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DE MINISTÉRIO PASTORAL DE WALTER SANTANA:
Filipenses 2.19,20
ELOGIOS A UM PASTOR
Introdução
- Não há novidade em ouvir comentários a respeito de pastores, desde os mais famosos até os que vivem no anonimato.
1.1. É verdade que hoje os comentários são em maior quantidade, tanto por causa do maior número de pastores quanto por causa da facilidade dos meios de comunicação.
1.2. Também é verdade que em algumas vezes quando o nome de um pastor é intensamente objeto de comentários, os motivos não são os melhores, geralmente causando constrangimentos e dificuldades.
- Ocorre, todavia, que também existem aqueles em nossos dias que recebem elogios das igrejas, da sociedade e das autoridades.
2.1. Em nosso Estado, basta lembrar o nome do Pastor Oliveira de Araújo, com uma invejável folha de serviço prestado e uma inegável boa reputação.
2.2. No mundo, basta também lembrar o nome de Billy Graham, evangelista norte americano, que na ocasião de sua morte aos 99 anos de idade, teve um funeral com milhares de participantes reconhecendo seu valor.
Desenvolvimento
- Indo para os primeiros dias da fé cristã, quando as primeiras igrejas eram organizadas e os primeiros pastores ordenados, o apóstolo Paulo menciona o nome de Timóteo, cujas referências positivas à sua vida pessoal, familiar e ministerial são várias nas páginas do Novo Testamento. Neste texto, Paulo o elogia por um motivo específico: seu amor a uma igreja. O elogio é tão intenso que Paulo chegou a escrever que não havia ninguém igual a ele no cuidado para com aquela igreja.
- É assim que eu também tenho visto a história do Pastor Walter Santana nesses 30 anos de ministério Pastoral.
2.1. Na Segunda Igreja Batista em Vila Velha, de 5/90 até 11/92, através da pregação do Evangelho, Administração Eclesiástica, Formação de Discípulos, Serviço ao próximo, continuação da construção do templo com levantamento do segundo pavimento, colocação da cobertura e construção do batistério, aconselhamento, visitação...
2.2. Na Igreja Batista Central em Nova Brasília, de 14/11/92 até 31/10/15, através da pregação da palavra; administração eclesiástica; formação de discípulos; coordenação e formação de líderes; implantação de IDP; expansão missionária com organização da Igreja Batista em Vila Bandeirantes, Congregações Batistas em Nova Valverde e Nova Bethânia e adoção da Congregação Batista no Bairro Oriente; ampliação e construção de templos, aconselhamento, visitação.
2.3. E atualmente aqui na Primeira Igreja Batista em Barcelona, desde 13/11/2015, onde os irmãos são testemunhas de suas ações, atitudes e realizações, mas principalmente do cuidado que ele sempre demonstrou pela igreja.
- Vejo sua brilhante história como a brilhante cauda de um cometa que passa deixando um rastro luminosos de boas obras e amor pastoral, inclusive com a parceria de sua esposa e educadora Marília Pereira de Rezende Santana e seus filhos.
Conclusão
Seja na experiência Timóteo mencionada pelo apóstolo Paulo, seja na de Walter Santana Junior, essa qualidade de amar a igreja, dedicando-se ao seu cuidado, é a mais importante de todas mencionadas por Cristo para os que estão no Ministério Pastoral.
Basta lembrar as palavras que Jesus disse a um dos primeiros pastores, que se chamava Pedro, quando estava dele se despedindo às margens do Mar da Galileia: “Amas-me?”. Depois de perguntar 3 vezes se Pedro o amava, Jesus redirecionou esse amor para a igreja, dizendo: “Amas-me? Então cuida das minhas ovelhas”.
Não é que você não tenha falhas ou que não tenha outras virtudes ou que o ministério não exija um bom caráter, mas a atitude de priorizar o cuidado com a igreja de Jesus é a mais relevante. Não é que resultados não sejam evidência uma liderança eficaz, mas seu amor à igreja de Jesus é o que mais vai ser percebido pelas pessoas que o cercam aqui nesta comunidade.
Acompanhando sua vida e sua história pessoal, expresso minha intercessão no sentido de que pelos próximos anos você continue amando sua família e também a igreja de Jesus Cristo, porque é isso o que Jesus mais espera de você, para honra e glória de Deus Pai.