Lucas 2.6, 7, 22, 25-32
Introdução
- Poderia nesta oportunidade falar sobre diferentes assuntos do interesse do idoso, como fiz várias vezes em Centros de Convivência dos Idosos, em locais diferentes.
- Não posso, todavia, ignorar que os idosos também tem necessidades espirituais a serem atendidas, quer em razão de suas fragilidades por força da idade, quer em razão da proximidade com a hora de partir deste mundo para a eternidade.
Desenvolvimento
- Um famoso psicólogo descobriu que as pessoas tem várias necessidades e de acordo com o grau de importância colocou essas necessidades numa pirâmide, na seguinte ordem: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e auto realização. Porque são necessidades de vocês, como mencionei na introdução, cada uma delas poderia e deveria ser objeto de apreciação nesta oportunidade. Hoje, todavia, quero destacar a de realização pessoal porque é a mais importante de todas.
- Esse sentimento é a expressão usada para nominar a experiência de conseguir e perceber, à certa altura da vida, que um ou vários de seus sonhos e projetos foram conquistados. Etapa por etapa, os propósitos familiares, acadêmicos, profissionais, financeiros, sociais foram alcançados e a pessoa vê no tempo certo que as oportunidades foram bem aproveitadas.
- No caso de Simeão, sua grande realização foi de natureza espiritual. Não sei se os seus outros objetivos foram realizados, mas sei que o mais importante de todos diz respeito às experiências com Deus. Foi o que experimentou Simeão quando tomou Jesus em seus braços, em sua apresentação do no templo.
- Se ele ficou a vida inteira esperando por Jesus Cristo, isto significa que valeu a pena a longa espera. Havia lido e ouvido sobre o cumprimento da promessa da vinda do Messias e ele acreditou no que estava escrito na Bíblia. Jesus Cristo, o Filho de Deus estava diante de seus olhos. Seu sonho estava realizado.
- Muitas pessoas se tornam religiosas e passam a frequentar uma igreja também para ter experiências com Deus. Todavia, mesmo sendo religiosas e frequentando uma igreja, elas não se sentem realizadas espiritualmente. Por quê? A razão é por que apenas Jesus Cristo pode proporcionar esse sentimento, como foi experimentado por Simeão. Mesmo sendo religioso e indo ao templo, ele só viveu o sentimento de realização quando tomou Jesus em seus braços.
- Mais ainda: porque espiritualmente ele estava realizado, sentiu-se seguro quanto à vida eterna. Estava pronto para a morte, tendo certeza de sua salvação. Aliás, uma pessoa só pode ter essa segurança se entregar sua vida a Jesus Cristo, pois apenas Jesus nos dá essa garantia- Ele disse:
>> “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”
>> “Quem crer em mim tem a vida eterna”
>> “Quem vê a mim, vê o Pai. Eu e o Pai somos um”.
Conclusão
- Não sei se a esta altura da vida você pode dizer que conseguiu realizar tudo o que desejou. O que sei é que ainda está em tempo de experimentar a realização pessoal em termos espirituais. Isto é possível recebendo Jesus, não em seus braços, mas em seu coração. Ele diz: “Estou à porta e bato...”
- Através de fé em Jesus sua comunhão com Deus será uma realidade ainda neste tempo presente de sua velhice e depois na eternidade, quando chegar a hora da partida.