Mateus 19.26
Introdução
- Antes de qualquer outra afirmação, preciso deixar bem claro que Deus não vai agir no lugar das pessoas, fazendo aquilo que a elas é possível fazer.
1.1. Foi o que Ele disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14.15). O mar Deus abriria, mas o ato de atravessá-lo era por conta deles.
1.2. Foi o que Jesus disse aos apóstolos na porta do túmulo de Lázaro: “Tirai a pedra” (João 11.39). A ressurreição ele faria, mas tirar a pedra cabia a eles.
- O que Jesus Cristo ensinou nesta declaração é que Deus faz aquilo que os homens não conseguem fazer. Tudo o que é impossível às pessoas.
- Então, em vez de você se sentir fracassado, frustrado, decepcionado ou de ficar aborrecido, hostil e agressivo diante das impossibilidades, você se coloca diante de Deus, reconhece suas limitações, fraquezas e incapacidades, suplicando a Ele que faça o que está além de suas forças, poder, habilidades.
Desenvolvimento
- Se você ler as histórias bíblicas sobre o agir de Deus através dos anjos, verá que foi exatamente isto que eles sempre afirmaram.
1.1. Ao declarar a Abraão que ele seria pai aos 100 anos de idade e ele não acreditou – nem sua mulher – o anjo que lhe viera trazer a notícia indagou: “Há porventura alguma coisa difícil ao Senhor?” (Gênesis 18.11-14).
1.2. Ao avisar a Isabel que ela teria um filho e ela argumentou que era estéril, o anjo acrescentou: “Para Deus nada é impossível” (Lucas 1.37).
- Essas mesmas histórias bíblicas também mostram crentes que chegaram a esse nível de fé.
2.1. Ao ter sua vida virada pelo avesso, com a previsão de um final ainda mais trágico, Jó se dirigiu para Deus e disse: “Bem sei eu que tudo podes e que e nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42.2).
2.2. Jeremias, o profeta, ao ser trancafiado numa masmorra, em sua oração disse: “Ah! Senhor Deus. Tu fizeste o céu e a terra com teu grande poder e com teu braço estendido. Nada há que te seja demasiadamente difícil” (Jer 32.17).
- Essas histórias bíblicas ainda mostram que realmente Deus fez o impossível quando abriu as águas do Mar Vermelho e do rio Jordão; quando retornou a sombra do relógio de Acaz em 10 graus,; quando restaurou a família e os bens de Jó; quando as multidões testemunharam os cegos enxergarem, os mudos falarem, os paralíticos andarem, os surdos ouvirem, os endemoninhados serem libertos através de Jesus em seu ministério.
- Para que não houvesse nenhuma dúvida de nossa parte, Jesus Cristo, nosso Mestre, deixou esta afirmação registrada: “O impossível Deus faz”. Os registros dessas palavras variam para que todos possam crer. Mateus escreveu: “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível (19.16). Marcos anotou: “Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível” (10.;27). Lucas gravou: “Aos coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (18.27).
Conclusão
- Deus pode fazer o impossível em sua vida e na vida de outras pessoas.
1.1. A começar pela salvação eterna, concedendo a fé para crer em Jesus Cristo e pedir o batismo.
1.2. Deus pode continuar fazendo o impossível ao estender seu agir a outras áreas tais como: casamento, família, emprego, saúde, finanças, amizades...
- Se você fizer o que lhe cabe fazer, tomando as decisões necessárias e assumindo as responsabilidades, Deus certamente fará o que você não pode e nem consegue realizar.