134. Desinteresse por Deus

II Crônicas 12.1

DESINTERESSE POR DEUS

Introdução

  1. Existem pessoas que costumam virar as costas para Deus quando os acontecimentos de sua vida são favoráveis. A certa altura da existência, costumam interpretar que Deus não é mais necessário, pois não estão mais dependentes. Tudo está acontecendo conforme desejaram na vida familiar, financeira, profissional, acadêmica, social e material.
  2. Isto foi exatamente o que ocorreu com Roboão e as pessoas do seu reino. Deixaram Deus e suas leis porque os ventos sopravam favoravelmente. O reinado chegara a uma situação de prosperidade tamanha que se sentiram suficientemente fortes e poderosos.

Desenvolvimento

  1. Então, sem que esperassem, os acontecimentos foram alterados. Um rei inimigo avançou contra eles e, tomados de surpresa, não conseguiram fazer frente à invasão do inimigo. O resultado foi o que lhe pregou o profeta Semaías: “Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque” (12.5).
  2. Em outras palavras: quando perdemos o interesse por Deus, a Bíblia ensina que Deus também se afasta de nós. É a maneira como Deus respeita nossa decisão de virar as costas para Ele.

2.1. Abrindo a Bíblia no Novo Testamento, essa também foi a mesma interpretação que Paulo apóstolo deixou escrita em sua carta aos romanos. Ele escreveu: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm”
(Romanos 1.21-28).

2.2. As pessoas precisam entender que o relacionamento com Deus inclui disposição, ato de vontade, interesse e desejo de nele crer e com Ele ter comunhão espontânea. Jesus sempre usava a expressão “Aquele que quiser”.

  1. Afinal de contas, como Roboão e seus seguidores perceberam, na vida humana nem tudo dá certo o tempo todo. Nem sempre os ventos sopram favoravelmente. Nem sempre o sucesso vai ser a única experiência.

3.1. No caso deles, repentinamente ficaram sob ataque dos inimigos. Advertidos pelo profeta, reconsideraram a atitude e voltaram-se para Deus que lhes foi favorável, mudando os rumos dos acontecimentos.

3.2. No seu caso, de repente chega a doença, o desemprego, o conflito familiar, a perda financeira, a perseguição... Nessas horas, quando estamos sozinhos, entregues à própria sorte e à mercê de Satanás, as situações só tendem a piorar.

3.3. Por isso, no seu caso, é preciso reconsiderar o desinteresse por Deus, a incredulidade e a autossuficiência, trocando essas atitudes por arrependimento e fé.

Conclusão

Deus não precisa de você. Somos nós quem precisamos de Deus. Por isso, Jesus Cristo veio a este mundo para mudar o coração do ser humano com relação a Deus. Através de Jesus Cristo as pessoas podem ter um novo tipo de relacionamento com Deus. Através de Jesus Cristo o perdão é concedido e a pessoa começa a desfrutar da presença de Deus em seu coração. Jesus Cristo afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Por isso, convido você a receber Jesus Cristo agora em seu coração como seu Salvador pessoal.