118. Indo Atrás do Prejuízo

Jeremias 8.20

Introdução

  1. “Indo ou correndo atrás do prejuízo” é uma expressão que faz parte da vida financeira de uma pessoa, uma família, uma empresa, uma instituição quando sofre um revés. Diante de perdas, toma-se a iniciativa de recuperar a situação, revertendo os rumos dos acontecimentos.
  2. Aplicada ao texto bíblico, significava na linguagem dos agricultores que eles não haviam aproveitado a época do plantio das sementes. Ao chegar a ocasião da colheita, não tinham nada. Não tinham plantado trigo, cevada, uvas, figos, azeitonas, favas, lentilhas, aveia... Consequentemente o que o profeta lhes diz é que teriam prejuízos (8.13).
  3. Aplicada à vida espiritual, significa que o tempo está passando e você não está salvo. Como você não está plantando a semente da salvação, então sua colheita será de prejuízo espiritual da perdição eterna. Nesse caso, você precisa correr atrás do prejuízo e buscar sua salvação eterna ainda hoje.

Desenvolvimento

  1. Falando especificamente sobre este assunto, Jesus também se serviu da estória que resolver plantar. Jesus em sua narrativa, diz que uma parte da semente caiu na beira do caminho e as aves a comeram ante que vingasse. Outra parte das sementes caiu em terra cheia de pedras e as sementes morreram queimadas pelo calor do sol nas pedras. Ainda outra parte das sementes caiu entre espinhos que ao crescerem, sufocaram a semente. Finalmente, a semente que caiu em boa terra tornou-se planta e deu frutos em abundância com qualidade. Ao explicar a estória, Jesus diz que as pessoas que ouvem o evangelho e o recebem são os que encontram salvação eterna, mas os que os que rejeitam por várias razões tem prejuízos espirituais. Se o seu caso tem sido o de deixar o tempo passar e não tomar a decisão para sua salvação, você precisa correr atrás desse prejuízo e se tornar um crente que tenha uma vida muito abençoada.
  2. O profeta Habacuque também usando a linguagem do agricultor, fala de sua própria salvação (Habacuque 3.17,18). Isto significa que além do seu corpo material que é alimentado por frutas, legumes, verduras e cereais você também tem um espírito que igualmente precisa ser salvo. Aliás, é assim que a Bíblia ensina a constituição do ser humano: corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5.23).
  3. Lendo a Bíblia e querendo correr atrás do prejuízo, você aprende que Jesus Cristo lhe oferece salvação eterna através do perdão de seus pecados. Também lhe promete paz e alegria, proteção, libertação, transformação e prosperidade.

3.1. Observem o que o salmista dizia no Salmo 116.1-4,8.

3.2. Percebam o que está escrito em Hebreus 10.19

3.3. Acreditem no que Jesus afirmou em Mateus 16.26

Conclusão

  1. Depois que você morrer, não poderá mais ir atrás do prejuízo porque neste caso sua situação eterna já terá sido definida. Por isso, o profeta dizia na sua linguagem figurada: “Passou a sega, chegou o verão e nós não estamos salvos”. Não deixe então que a morte bata à sua porta e te leve sem salvação.
  2. Nesse sentido, para que você compreenda ainda melhor, eu pergunto: No dia de sua morte, quem irá colher sua alma ou seu espírito? Serão os demônios que te levarão para o inferno ou os anjos que te levarão para o céu? Basta que você agora aceite Jesus Cristo em seu coração como seu salvador, mediante o arrependimento de seus pecados, e você será salvo.