47. A Atitude de Interceder

I Tessalonicenses 5.25

Introdução

  1. Uma vez entendido que oração é a atitude de uma pessoa falar com Deus, acreditando que Ele existe e que nos responde, o passo seguinte é lembrar que existem vários tipos de oração, entre as quais a intercessão.
  2. Na intercessão, o crente se coloca diante de Deus em favor de outra pessoa. Ao agir assim, ele se torna um intercessor.

Desenvolvimento

  1. Abram a Bíblia no texto de Ezequiel 22.23-31. Este texto revela a situação infeliz em que se encontrava o povo, em todos os segmentos sociais. Diante desse grau de pecaminosidade, Deus tomou duas decisões: destruir todos por causa da desobediência ou salvar todos através de um intercessor. Infelizmente não apareceu ninguém que desempenhasse esse papel diante de Deus. Ninguém percebia o valor da intercessão, certamente pensando que não adiantava mais nada. Ninguém tivera sensibilidade espiritual para saber o que Deus queria fazer. Acreditem: Deus continua procurando em nossos dias alguém que seja intercessor diante dele, dando valor a esse tipo de oração e percebendo que Deus quer perdoar e abençoar.
  2. Abram agora em Lucas 22.3l-34. O que Jesus Cristo estava fazendo em favor do apóstolo Pedro? Estava intercedendo. Qual foi a razão por que Pedro falhou, mas foi recuperado? Jesus era seu intercessor.
  3. Abram ainda em Hebreus 7.22-25. O que Jesus está fazendo hoje à direita de Deus? É um intercessor, orando a Deus também em nosso favor. É este fato que explica por que continuamos crentes, vencendo as lutas da vida.
  4. Finalmente, abram a Bíblia em Tiago 5.16. Tiago está recomendando claramente que você seja um intercessor, orando em favor de outras pessoas. Lembrem mais uma vez o motivo pelo qual Pedro apóstolo escapou da morte: Atos 12. 1-5,7. Lembrem mais uma vez que Paulo apóstolo sempre fazia às igrejas: "Orem por nós" (I Tessalonicenses 5.25; Colossenses 4.2-4; II Tessalonicenses 3.1) 

Conclusão

As pessoas tem pedido a você que ore por elas? Você já sentiu espontaneamente o desejo de orar por alguém? Deus também quer que você tenha um ministério de intercessão em favor de sua família, seus parentes, seus irmãos cristãos, seus amigos... Agindo assim, você será o intercessor que Deus procura e que ajudará muitas pessoas.