Mateus 3.1-12 (1,2)
Introdução
- 1. Não posso negar que neste domingo, dia 24 de junho, estou intencionalmente me referindo a João Batista. Hoje à noite, pregar sobre Jesus Cristo a partir de João Batista realmente está vinculado ao “Dia de São João”!. Confesso: não é mera coincidência.
- 2. Ao falar sobre Jesus Cristo e me referir a João Batista estou também afirmando que ele era batista. Sim, João era batista! Se alguém me disser: “Pastor, o senhor está exagerando”.
2.1. Eu respondo: Não! João era batista porque é assim que a Bíblia o apresenta. Vamos ler juntos: “Naqueles dias apareceu João Batista. Em outra versão mais atual diz ainda mais claramente: “Naqueles dias apareceu João, o Batista”.
2.2 Não estou exagerando, pois ele também fazia batismo por imersão nas águas. Ele exigia arrependimentos e fé. Ele ensinava uma nova vida pelo Espírito Santo, evidenciando transformação.
Desenvolvimento
- Saibam que exatamente por todas essas razões vários historiadores argumentam a teoria de que os batistas atuais são sucessores de João Batista O principal representante dessa teoria é o historiador J. M. Carrol, autor do livro “Rastro de Sangue”. Quem lê seus argumentos realmente fica convencido.
1.1. É verdade que documentalmente os batistas apareceram na história em 1610, na Holanda, pois “depois de 1610 temos uma sucessão ininterrupta de Igrejas Batistas estabelecidas com provas documentais indubitáveis” (Reis, José Reis. Breve História dos Batistas, p8
1.2.É verdade também que denominacionalmente seríamos sucessores dos anabatistas (aqueles que batizavam novamente – rebatizadores assim chamados). Os anabatistas existiriam desde os primeiros séculos, mas foi com Zurique, na França, que houve “um centro dos primeiros anabatistas no XV” (Latourette, K. S. Historia Del Cristianismo, pag 131, vol II).
1.3. Doutrinariamente, todavia, podemos afirmar que os batistas são sucessores de João Batista, pois também só batizam por imersão nas águas, exigem arrependimento de pecados e ensinam a nova vida resultado do batismo no Espírito, após a conversão.
- Hoje em dia há outras igrejas que também fazem batismo nas águas. Todavia, foram os batistas que sempre agiram assim desde o início. Foram os batistas que sempre disseram: “aspersão não é batismo e bebês não tem condições de crer”. Conseqüentemente foram os batistas que pagaram o preço ao serem perseguidos por outras igrejas chamadas cristãs. Muita gente não sabe que nos primeiros séculos os batismos eram sempre por imersão e que no 4º século quando foram construídos os primeiros templos também foram construídos batistérios, inclusive já descobertos pela arqueologia (Anderson, S.E. Su Bautismo Es Importante, pg 172).
- 3. Para crescerem e terem muito dinheiro, algumas igrejas aceitam seguidores de qualquer maneira, bastando apenas que estejam presentes nos cultos e entreguem suas ofertas, podendo beber, fumar, jogar, dançar, transar e viver como bem lhes parecer melhor. Os batistas, todavia, insistem em dizer aos pecadores: arrependam-se dos pecados e creiam verdadeiramente em Jesus, tendo uma nova vida.
- O batismo do Espírito, que torna a vida cristã uma realidade, não é uma experiência que acontece depois ou talvez até nunca aconteça, conforme ensinam outras igrejas. Conseguimos ser crentes porque fomos selados com o Espírito desde a conversão, passando a ter dons e fruto do Espírito (Efésios 1.13; I Cor 12.1-11: Gálatas 5.22).
Conclusão
Diante de tudo isto, convido você a também se tornar batista, à semelhança de João. O que fazer? Arrependa-se, creia e peça seu batismo bíblico nas águas. Faça isto agora!