Juízes 2.10-13
CONHECER DEUS
Introdução
- O autor da história foi muito claro em explicar a razão pela qual uma geração do povo se envolveu com a idolatria e a feitiçaria, trazendo sobre si acontecimento extremamente dramáticos: eles não conheciam Deus e nem se interessavam em conhecer.
- Nós, como crentes em Jesus Cristo, até que temos um certo conhecimento de Deus (Gálatas 4.8,9). Ainda que seja parcial, explica porque estamos imunes à idolatria, à feitiçaria e porque temos sido abençoados.
- Ocorre, todavia, que o convite a nós dirigido é para aprofundar ainda mais o conhecimento de Deus. A Bíblia ensina: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oseias 6.3). A Bíblia ensina: “Crescei no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 3.18). Quanto mais conhecermos Deus, mais abençoados e felizes seremos.
Desenvolvimento
- Falando através do profeta Isaías, Deus disse: “O boi conhece o seu dono e o jumento a manjedoura, mas Israel não tem conhecimento: o meu povo não entende” (Isaías 1.3). Isto significa em palavras rudes que se não temos um conhecimento adequado de Deus somos piores do que jumentos e bois.
- Para não repetirmos o erro daquela geração que se afastou de Deus, a primeira atitude de nossa parte é lançar mão da Bíblia, pois nela estão os registros dos sentimentos, pensamentos, vontade e ações de Deus.
2.1. Pela leitura da Bíblia continuamente vocês ficam sabendo da onisciência, onipresença e onipotência de Deus, razão porque é o Todo poderoso.
2.2. Meditando nas páginas das escrituras vocês tomam ciência da justiça e da santidade do Senhor, razão porque nele podem confiar.
2.3. Abrindo a Bíblia e lendo seus textos, vocês são inteirados do amor, da compaixão, da longanimidade e da misericórdia e da graça de Deus, motivos que explicam porque Ele nos perdoa.
1.4. Folheando detalhadamente suas páginas encontrarão afirmações sobre a eternidade de Deus, razão porque quer nos conceder vida eterna para com Ele viver para sempre. Quanto mais lê a Bíblia, mais fica sabendo sobre Deus e Jesus Cristo.
- Outro modo de cada vez mais saber a respeito de como Deus age é através das experiências que se viva com ele no dia a dia.
3.1. Como Abraão soube que Deus é aquele que tudo provê? Foi através da experiência de fé com ele vivida no momento do sacrifício de Isaque no monte Moriá.
3.2. Como Davi descobriu que Deus libertava (Salmo 140.7), guiava (Salmo 48.14), fortalecia (Salmo 41.1)? Foi através das experiências que viveu com Deus nos dias de batalhas, perseguições e decepções.
3.3. Somente vivendo certas experiências, quando submetemos Deus à prova, descobrimos o que Deus é capaz de fazer. Através de Malaquias Deus disse: “Tragam os dízimos e depois façam prova de mim” (Malaquias 3.10). Quando Natanael perguntou sobre Jesus se podia vir algo bom de Nazaré, Filipe disse: “Vem e vê” (João 1.46).
3.4. Como você pode saber que Deus conforta se não passar por aflições? Que Deus recompensa se não tiver perdas? Que Deus é justo se não sofrer injustiças? Que Jesus é esperança se o desespero não bater em sua porta?
Conclusão
Todos nós concordamos que Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias, Pedro, Paulo, João foram pessoas que mostraram ter bastante conhecimento de Deus. Todos os que demonstram ter conhecimento o fizeram porque meditaram no que ouviram ou leram sobre Deus e Jesus na tradição oral ou escrita e porque viveram grandes experiências com Deus e Jesus.
Faça o mesmo e você evitará a idolatria, a feitiçaria e será cada vez mais abençoado.