Ano Novo - 1

Jeremias 24.7

UMA VIRADA RADICAL

Introdução

  1. Para aqueles que não sabiam, “Virada Radical” é o título de um filme. Reproduz a história de uma ginasta olímpica que acaba se envolvendo com pequenos delitos. Por tais ações, ela é obrigada a voltar a ser uma atleta e passa a ser treinada por um famoso técnico. Nesse treinamento, ela aprende valiosas lições sobre o espírito esportivo e a convivência em equipe, experimentando uma radical virada na vida pela influência do técnico. Sozinha ela não teria conseguido!
  2. Temos aproveitado a chegada do novo ano para propor às pessoas um novo estilo de vida. Hoje, em vez de chamar de mudança, de arrependimento, de nova vida ou de conversão, estamos chamando a chegada do novo ano de uma oportunidade para uma “virada radical”. Se há um novo ano chegando, por que não fazer uma virada na vida?

2.2. Acredito também que outra motivação é o título e a letra de um cântico que tem sido cantado há algum tempo:

“Eu vou viver uma virada em minha vida”

Onde era tristeza se verá

A dupla honra me ornar

Com boas novas proclamar-lhe

Uma nova história celebrar

É chegada a minha hora

Meu silêncio já acabou

Ouça o som da minha grande festa

Eu vou viver uma virada

Em minha vida, eu creio

Eu vou viver uma virada

O que eu achava estar perdido

E tinha desistido de sonhar

Meu Deus já decretou este é o meu dia

Minha virada festejar

Desenvolvimento

  1. Se o objetivo é propor às pessoas um novo estilo de vida, não importa a expressão adotada, se ela também significa o que a Bíblia ensina que as pessoas devem fazer com a palavra “conversão”.

1.1. Desde o início de suas pregações, tanto o profeta Isaías quanto o os profetas Jeremias e Ezequiel pregavam a mesma necessidade: “Converte-vos”.

1.2. Jesus começou seu ministério e os apóstolos prosseguiram dizendo que “mudassem a mente”, isto é, o movo de viver.

1.3. Se hoje os profetas, pregadores, missionários e pastores estão pregando a necessidade de as pessoas darem uma virada na vida, isto é o importante.

  1. Aliás, dar uma virada radical foi o que fizeram Moisés, Zaqueu e Saulo de Tarso. Moisés deixou toda a glória de sua posição social no Egito para fazer a vontade de Deus. Zaqueu deixou seu estilo de vida desonesto e fraudulento para devolver tudo o que havia roubado, seguindo as orientações de Jesus. Saulo de Tarso deixou de perseguir a igreja e se tornou um pregador, chegando ao ponto de mudar até o nome para Paulo.
  2. O que nós não podemos perder de vista é que essas e outras viradas radicais que foram dadas por essas e outras pessoas não aconteceu apenas porque o ano estava virando.

3.1. Por mais que admitamos a importância da ocasião para motivar as pessoas, Moisés deu uma virada na vida porque viveu uma experiência com Deus, motivado pela sarça ardente; Zaqueu deu uma virada na vida porque ouviu claramente a voz de Jesus falando diretamente com ele em cima de uma figueira brava; Saulo deu uma virada na vida porque viu a brilhante luz que desceu do céu e iluminou sua vida no caminho para Damasco.

3.2. Em outras palavras: não basta apenas que haja uma virada de ano para que as pessoas façam uma virada radical. Sem uma experiência pessoal com Deus, as pessoas farão promessas, votos e assumirão compromissos na virada do ano, mas depois tudo continuará como antes. Somente uma experiência real com Deus pode produzir essa virada radical. Aliás, talvez “tudo como dantes na casa de Abrantes”.

  1. Foi por isso que Jeremias além de pregar ao povo sobre a necessidade de conversão, também pregou a palavra de Deus revelando o agir de Deus no coração humano para que essa conversão pudesse ocorrer: “E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração”.

Conclusão

  1. Nesta noite de final de um ano e início de outro, Deus está se propondo a atuar em sua vida, mudando seu coração através da presença dele. Para que haja uma virada radical, você precisa de Deus através de Jesus Cristo. Qualquer mudança só irá ocorrer verdadeiramente pela ação de Deus em seu coração e na sua vida. Por isso estamos aqui, no templo, para lhe propor uma virada radical com Deus, através da fé em Jesus Cristo, mediante o arrependimento de seus pecados. Por isso, não é importante que estejamos ou não no início ou final do ano. O importante é que estejamos no tempo que chama hoje. A Bíblia ensina que hoje é o tempo de sua virada radical. Então, aproveita esse momento e faz uma oração, entregando sua vida nas mãos de Deus para que Ele faça as mudanças que sejam necessárias.