Natal - 3

Lucas 2.11-14

O NATAL É PARA SER CELEBRADO

  1. Sempre que a data do Natal se aproxima, junto com a atitude espiritual de celebrar também aparece a atitude crítica de condenar essa celebração. Vi essa atitude em artigos publicados no ano de 1984, 1986, 1989, 1991, 2001 e, neste ano de 2015, alguém na internet divulgou um artigo intitulado “10 Razões Porque os Cristãos Não Devem Celebrar o Natal”.
  2. Todavia, ao abri o evangelho de Lucas, especificamente neste texto que narra o nascimento de Jesus Cristo. Você percebe: a) anjos recebendo a incumbência de anunciar o Natal aos pastores no campo; b) anjos revestindo o anúncio do Natal com cânticos e glórias a Deus; c) os pastores que viram e ouviram os anjos deveriam ter a mesma incumbência de anunciar o Natal ao povo, também com cânticos e glórias a Deus. Este anúncio continuou acontecendo e chega a nossos dias, em várias partes do mundo.
  3. Por isso, eu pergunto: “Por que as críticas? Porque a rejeição? Porque a tentativa de suprimir a celebração do Natal continua também até hoje?”

Desenvolvimento

  1. Uma das razões apresentadas é o fato de que a data de 25 de Dezembro era a data de celebração do Sol e foi adaptada para celebrar o Natal de Jesus.
  2. Outra razão é a figura de Papai Noel, que seria oriunda do deus Saturno, na mitologia romana, que se tornou São Nicolau, da idolatria católica.
  3. Ainda outra razão o pinheiro, que é a arvore de Natal, teria sua origem na mitologia babilônica em que Ninrode provou para sua esposa que não morreria ao fazer um pinheiro morto renascer.
  4. Ocorre que se pessoas não querem a data de 25 de dezembro, não querem e nem devem querer a figura de Papai Noel e decidem não ter um pinheiro como árvore, por outro lado, essas pessoas não podem ignorar três fatos bíblicos inegáveis.

4.1. Jesus Cristo nasceu em um determinado dia, em certa semana e num determinado mês no calendário judaico. Se não sabemos qual foi essa data, devemos escolher um dia simbólico e neste caso, pode ser 05 de junho, 15 de outubro ou 15 de dezembro. O importante é ter uma data para celebrar o nascimento de Jesus Cristo!

4.2. Desde quando Jesus nasceu, todos os que souberam e anunciaram (anjos ou homens) reagiram celebrando com cânticos, louvores, adoração a Deus. Não fizeram de conta que era um dia qualquer sobre o nascimento de qualquer pessoa. Era Filho de Deus, Salvador do mundo!

4.3. Paulo apóstolo ensinou: “Prega a palavra, insta a tempo e a fora de tempo” (II Timóteo 4.1,2). Se no dia simbolicamente escolhido para Celebrar o Natal não pregarmos sobre Jesus Cristo, aí sim é que Papai Noel será centro das atenções e Jesus Cristo será o grande ausente da celebração.

Conclusão

   Sendo crentes, pregamos todos os dias sobre o nascimento de Jesus, sua vida, suas obras e milagres, seus ensinos, sua morte, sua ressurreição, sua promessa de voltar. Hoje, dia 20 de dezembro, na sexta-feira, dia 25, temos mais uma oportunidade para juntos louvarmos a Deus e cantarmos hinos glorificando ao Rei dos Reis, ao Senhor dos Senhores, Jesus Cristo, o nosso Salvador, Pastor e Mestre!