111. Ser Como Águias

Isaías 40.28-31

SER COMO ÁGUIA

Introdução

  1. Durante as lutas da vida, todos os crentes estão sujeitos a ter suas forças esgotadas, seu vigor exaurido, seu poder enfraquecido, fatos que muitas vezes explicam as derrotas que experimentam.
  2. Para que possam transformar a derrota em vitória, os crentes precisam ter suas forças renovadas, seu vigor restabelecido, seu poder recuperado. Então, além de dizer que Deus faz esse milagre em nossa vida, a Bíblia nos compara às águias que voam nas grandes alturas do céu.

Desenvolvimento

  1. Explorando essa metáfora ao máximo, ao fazer uma pesquisa mais detalhada sobre como as águias são, descobrimos, por exemplo, que seus olhos são grandes, ocupando quase um terço do crânio e são dirigidos para frente, com aspecto penetrante, enxergando objetos e seres a grande distância. Aplicando essa descoberta à vida dos crentes, ela significa que nós também precisamos ter os olhos abertos, direcionados para frente e fixos num objetivo a ser alcançado. Nesse sentido são muito interessantes duas orações que os crentes podem fazer: “Abre, Senhor, os meus olhos para que eu possa ver” e “Desvia, ó Senhor, os meus olhos das coisas inúteis”.
  2. Mais ainda: quando se dispõe a conseguir algo, a águia voa em sua direção para obter o que deseja. Se for difícil, voa em direção oposta como se fosse desistir e retorna em seguida com mais ímpeto, repetindo essa estratégia até conseguir. Nesse sentido, é pertinente lembrar sempre o que a Bíblia ensina: “Aquele que perseverar até fim, será salvo” e “Nós não somos daqueles que desistem” (Marcos 13.13; Hebreus 10.39).
  3. Ainda fazendo comparação com a águia, somos informados que o bico e as unhas são de forma curva, características para segurar firme o que conseguiu pegar. Isto significa, em outras palavras, que para ser como águia, precisamos segurar o que já conseguimos. A Bíblia ensina: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra” (João 14.23), “Procurai guardar a unidade do espírito no vínculo da paz” (Efésios 4.3), “Guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3.8).
  4. Finalmente podemos saber que os ossos da águia são de ar por dentro, sendo chamados, por serem oco, de ossos pneumáticos, razão porque são leves e facilitam voar a grandes alturas. Pneumático é exatamente a expressão original no Novo Testamento para falar de crentes espirituais (I Coríntios 2.14-3.1). No original, a palavra espírito é pneuma. Quanto mais espirituais os crentes são, mais alto podem estar e mais perto de Deus.

Conclusão

É claro que é importante ser comparados a ovelhas em nosso relacionamento com Jesus como nosso Pastor. Todavia, a Bíblia também nos compara a águias quando Deus nos renova as forças, restabelece o vigor, recupera nosso poder. Somente como águias podemos continuar nas lutas da vida experimentando vitórias.