Salmo 13
INTRODUÇÃO
- Por mais que sejamos estimulados a agir como o salmista Davi quando disse: “Esperei com paciência pelo Senhor” (Sl 40.1) e por mais que sejamos motivados pelo apóstolo Paulo a desenvolver a virtude da paciência, principalmente em períodos de tribulação ao ler sua recomendação “sede pacientes na tribulação” (Romanos 12.2), a natureza humana também experimenta exatamente essa impaciência refletida nas perguntas expressas neste salmo.
- Se você recordar, igualmente Habacuque em determinado momento de sua história, por mais que termine o seu livro expressando total confiança em Deus, também fez essas indagações: Habacuque 1.2.
- Mais ainda: mesmo que muitos crentes já estejam no céu (ainda que seja difícil entender essa experiência dos salvos), o livro do Apocalipse mostra-os fazendo semelhantes indagações (Apocalipse 6.9-11).
DESENVOLVIMENTO
- Em todas as três situações, o início da solução da incapacidade de esperar pelo tempo certo foi a atitude de orar, principalmente colocando essa impaciência diante de Deus. É como se estivessem dizendo a Deus: “Senhor, por mais que tu me digas para esperar, esperar, esperar, eu não estou conseguindo...”
- Então o salmista diz em sua oração: “O tempo está encurtando e parece que não vou experimentar a vitória na luta, a solução do problema, a benção desejada...”. Quando você fala em tempo para Deus, Ele compreende e ajuda porque sabe que realmente sua existência é temporária enquanto a dele é eterna.
- Por isso, Jesus ensinou de modo muito claro: ainda que seja tardio, Deus fará justiça” (Lucas 18.7). Aos nossos olhos, considerando o tempo registrado em nosso relógio, Deus é tardio, demorado, lento. Mas chegando o tempo estabelecido pelo Senhor, seu agir será inconfundível.
CONCLUSÃO
Precisamos entender que ninguém aprende a ser paciente senão quando está no campo de provações. É como alguém que viu um crente cuja paciência era invejável. Então ele pediu a Deus que também o fizesse paciente. Dias depois, se achou numa grande tribulação e, sem entender, abriu a Bíblia e leu: “A tribulação produz a paciência” (Romanos 5.3). Aprendendo a esperar o tempo estabelecido pelo Senhor, inclusive na tribulação, teremos a alegria de ver seu agir, glorificando ainda mais seu poder e seu amor.