50. Movendo o Coração Dizimista

Mateus 6.21

Introdução

  1. Até hoje os arqueólogos que estudam a construção das pirâmides do Egito ficam impressionados em como os operários conseguiram mover as pedras que formam essas pirâmides. São blocos gigantescos deslocados de grandes distâncias sem que existissem tratores, guindastes e recursos tecnológicos.
  2. Às vezes, a pergunta que eu faço é como vamos mover o coração das pessoas que não estão entregando dízimos e ofertas. Parece que esses corações são mais resistentes do que as pedras que formaram as pirâmides do Egito.

Desenvolvimento

  1. Diferentemente desses que tem um coração obstinado, um dos maravilhosos fatos que temos visto ao longo de nossa vida é a atitude de muitas pessoas com muita facilidade entregarem o coração a Jesus e logo também entregarem seus dízimos e ofertas, demonstrando com essa atitude um grande amor a Deus e à igreja. Alguns até nem esperam o batismo... Assim que se convertem, logo começam a contribuir. Com muita facilidade percebem que a obra de Deus para ser realizada precisa também de sua participação...
  2. Como resultado desse fato, nós acabamos concluindo que a entrega de contribuições depende também de conversões sinceras para que possam contribuir naturalmente. Daí, inclusive, raramente pregamos sobre a entrega de contribuições como se fossem um si mesmo ou uma forma de ganhar bênçãos. Pelo contrário, insistimos em pregar sobre conversão porque acreditamos que uma vez convertidas, as pessoas logo começarão a contribuir...
  3. Esta, todavia, não é a experiência que tem sido constatada quanto a TODAS as pessoas, pois várias se convertem, são batizadas e chegam a exercer ministérios, mas tem uma grande dificuldade em entregar dízimos e ofertas, não se importando inclusive se o nome fica em branco no Relatório de Contribuintes.
    1. Se você acreditar em Jesus (sim, se acreditar em Jesus) e começar a colocar em prática o que Ele está ensinando, você vai experimentar uma transformação surpreendente em seus sentimentos para com Deus e para com a igreja. Se você entregar suas contribuições fielmente, você poderá dizer: “Agora sim! Agora eu realmente estou demonstrando que amo a Deus.... Agora eu e fato estou mostrando que amo esta igreja...”

      Diante dessa realidade, precisamos admitir que Jesus é quem estava certo ao ter uma outra idéia a respeito da ordem como as coisas devem acontecer. Nós pensamos que primeiro a pessoa entrega o coração e depois a pessoa entregará a contribuição, entendendo que a conversão seria a força que moveria o coração. Jesus diz nesta palavra que a ordem é inversa, pois o Senhor sabia que para algumas pessoas primeiro elas terão que entregar sua contribuição para, com esse gesto, liberal também entregarem o coração verdadeiramente a Deus e à igreja. Jesus está afirmando claramente que várias pessoas antes de realmente se converterem plenamente precisarão entregar sua contribuição. Em outras palavras: alguns que entregarem dízimos e ofertas terão mais possibilidade de ter uma experiência completa de conversão.

      Conclusão

    1. A maior de todas as pirâmides requereu mais de 100.000 trabalhadores em 20 anos de construção, levantando 2.000.000 de blocos de pedra com mais de 2 toneladas e meia cada uma. As pedras eram incomparavelmente pesadas e difíceis de serem movidas, mas eles conseguiram e a pirâmide foi erguida (Wikipédia – Internet – 05.05.06)
    2. Jesus deu o segredo para mover seu coração para a glória de Deus em sua vida. O segredo é você começar a contribuir a partir de hoje. Cada contribuição que você entregar vai mover cada vez mais seu coração na direção de Deus. Cada dízimo e cada oferta vão mover seu coração para amar cada vez mais a igreja.