Atos 18.9,10
ALCANÇAR O POVO DE JESUS
Introdução
- O apóstolo Paulo estava em mais uma de suas viagens missionárias para pregar o evangelho quando sentiu uma grande resistência por parte de muitas pessoas. Sua reação imediata foi arrumar as malas e ir embora para outro lugar, onde pudesse ver arrependimento, conversões e batismos.
- Naquele momento, teve uma visão e Jesus lhe apareceu fazendo uma revelação extraordinária. Jesus lhe disse que, além das pessoas que estavam rejeitando o evangelho, havia muitos que iriam crer. Jesus lhe disse: “Eu tenho um povo que você não está vendo e, por isso, continue falando, porque as conversões virão e você se alegrará com os resultados”.
Desenvolvimento
- É essa revelação que nós também precisamos perceber em nossos dias. Num determinado lugar não existe apenas uma quantidade de pessoas que oferece resistência ao evangelho e que fica na linha de frente nos desencorajando. Também existem aqueles que irão se converter, mas que não estão visíveis aos nossos olhos. É uma multidão que se chama “povo de Jesus” e que fica oculta ao nosso olhar evangelístico.
- Em virtude de não saber quem são essas pessoas que pertencem ao povo de Jesus, precisamos evangelizar a todos, mesmo que vários indivíduos demonstrem desinteresse e rejeição. Falando a todos, testemunhando a todos, pregando para todos, evangelizando a todos é que nós conseguiremos alcançar esse povo de Jesus que irá se arrepender, experimentar conversão e pedir batismo.
- Com esse objetivo de falar e não se calar, lembramos que, na Bíblia, evangelizar é apresentar Jesus Cristo, sua vida, suas obras, sua morte e ressurreição, sua ascensão e sua promessa de voltar a este mundo.
3.1. Junto com essa apresentação vem o convite para que todos creiam em Jesus Cristo, mediante o arrependimento de seus pecados e sejam batizados nas águas.
3.2. Também vem com essa apresentação a advertência de que sem Jesus Cristo todos já estão condenados em seus pecados e que consequentemente irão para o inferno.
- Falando e não se calando para alcançar os que são de Jesus e que não sabem, nós podemos usar como estratégias o testemunho pessoal, a entrega de folhetos, a visitação evangelística, doação de evangelhos e Novo Testamento, eventos tais como jantares, chás, cultos nos lares, grupos de comunhão.
- Em nossos dias, também os recursos da tecnologia da informação estão ao nosso dispor, além do rádio, televisão e jornais. Muitos tem alcançado resultados usando as mídias sociais para se comunicar com essas pessoas tais como Whatzapp, Instagram, Twitter, Instagram, Facebook.
Conclusão
Não podemos arrumar as malas e desistir de pregar o evangelho em virtude de resistência e rejeição enquanto não tivermos certeza de que esse “povo de Jesus” que existe em todos os lugares for alcançado. Para isto, é necessário falar a todos os que estiverem ao nosso alcance. Mais cedo ou mais tarde, em maior ou menor número, os que são de Jesus serão alcançados e farão parte de nossa igreja. Assim, também teremos a alegria de ver muitas pessoas se tornando crentes.