I João 2.18
O ANTICRISTO
Introdução
- De maneira clara, a revelação de que haverá um Anticristo dominando o mundo foi feita somente através das cartas do apóstolo João. A propósito do surgimento de vários anticristos, isto é, pessoas ou sistemas que se opunham a Jesus Cristo, o apóstolo João mencionou essa figura como surgindo no final dos tempos, que para ele estaria ocorrendo naqueles dias. Ele escreveu: “Filhinhos, esta é a última hora; e como ouvistes que vem o anticristo, já se têm levantado muitos anticristos, pelo que conhecemos que é a última hora”. Tratou do mesmo assunto em I João 2.22; 4.2,3 e II João 1.7.
- O seu poder contrário a Jesus Cristo e sua igreja será tão cruel que historiadores dos primeiros séculos o identificaram com o império Romano, outros o identificaram com a figura do Papa, mais recentemente foi identificado com Hitler e atualmente com o Comunismo. Além da crueldade, seu agir será baseado na negação da existência de Deus, o Pai também. João apóstolo menciona como suas estratégias a sedução, a mentira e a negação da encarnação de Jesus Cristo.
Desenvolvimento
- Considerando essas poucas referências feitas pelo apóstolo João, poucas informações teríamos sobre essa pessoa ou sistema, se o apóstolo Paulo também não se referente a ele com outra designação ou nome. Paulo apóstolo escreveu ao tessalonicenses: “Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos diziam, quando ainda estava convosco? E, agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira” (2 Tessalonicenses 2:1-11). Paulo apóstolo o chama de “Filho da Perdição”, “Homem do Pecado”.
- Observando a descrição detalhada que Paulo apóstolo procurou fazer, podemos perceber que ele tem em Satanás a origem do seu poder, fará sinais e milagres que de fato não ocorrerão, buscará adoração mundial, agirá livremente quando chegar sua hora e será definitivamente derrotado por Cristo em sua volta a este mundo.
- O detalhe encontrado tanto em João quanto em Paulo apóstolos é que o mundo não irá acabar e nem Jesus estará voltando sem que não apareça o Anticristo. Nesse sentido, ambos os apóstolos estavam, mais uma vez, preocupados em nos alertar, a fim de que não nos enganássemos e nem enganássemos aos outros. Por mais que Jesus tenha mencionado sinais que aparentemente possam estar se cumprindo como fome e pestes, guerras e rumores de guerras, terremotos e maremotos, alterações no cosmos, antes do fim e da volta dele, é preciso que essa pessoa ou sistema realmente esteja atuando no mundo, dominando os povos e nações.
Conclusão
Se em todas as épocas aparecem pessoas e sistemas que se opõem a Jesus Cristo e à sua igreja, razão porque podem ser chamados de anticristo, essas aparições na verdade estão preparando o mundo para o surgimento do Anticristo. Por mais que alguém fale da formação de organizações mundiais, avanços tecnológicos e domínio de uma ideologia, acredito que a mais clara evidência do seu surgimento e atuação será a proposta de substituir a fé cristã no coração das pessoas, impressionando as multidões com seu poder e milagres.