203. A Superioridade de Jesus Cristo

Lucas 11.29-32

A SUPERIORIDADE DE JESUS CRISTO

Introdução

  1. Muitos de vocês já ouviram a história do profeta Jonas, a propósito do grande peixe que o engoliu. Também ouviram falar sobre o rei Salomão, a propósito da sua atitude de resolver uma questão entre duas mães sobre um filho que morrera asfixiado por uma delas.
  2. Jesus também conhecia essas histórias, lembrando o valor que eles tiveram. Jesus lembrou que Jonas pregou para a uma cidade de 120 mil pessoas e, mediante o arrependimento, todos foram salvos. Jesus lembrou que Salomão foi procurado por uma famosa rainha que ficou admirada com sua sabedoria, que a deixou fascinada. Porém afirmou sua superioridade sobre Jonas e Salomão.

Desenvolvimento

  1. Se os dois se tornaram “grandes” por causa dos fatos que aconteceram em suas vidas, Jesus então se apresenta como maior ainda e nos deu razões para enxergarmos essa superioridade.

1.1. Maior porque veio como expressão do amor de Deus pelo mundo e não apenas por uma cidade, porque a humanidade se afastou de Deus, escolhendo viver de acordo com a vontade própria e de acordo com os padrões do mundo, optando por seguir a influência de Satanás. Deus então enviou Jesus para nos resgatar e restabelecer nossa comunhão com ele (João 3.16)

1.2. Maior porque Jesus revelou uma sabedoria inigualável, reconhecida tanto por seus inimigos quanto por seus amigos: Mateus 13.54; I Cor 1.24; Col. 2.3.

  1. Esclareceu que ao se apresentar como maior do que Jonas e Salomão, Jesus também espera por parte de todos vocês que percebam sua superioridade sobre todos os outros líderes religiosos que já surgiram na história da humanidade, tais como Moisés, Buda, Maomé, Confúcio, Alan Kardec, Mahatma Gandhi, Dalai Lama. Consequentemente espera que vocês passem a acreditar, recebendo-o como Salvador e Senhor, mediante o arrependimento de seus pecados.

2.1. Embora ele tenha vindo salvar todo o mundo, na verdade são salvos apenas aqueles que nele creem (João 3.36; I João 5.12). Sem Jesus em sua vida, mesmo com sua religião, você será condenado no Juízo Final, sem salvação na eternidade!

2.2. Por mais que qualquer líder religioso tenha passado por algum tipo de sofrimento e morte atroz, somente Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário, em nosso lugar, para que todos os nossos pecados sejam perdoados. Foi o que se chama em Teologia de morte vicária, isto é, substitutiva (Romanos 3.23-25; 5.8; I João 2.2).

Conclusão

  1. Jesus afirmou: “Eis aqui quem é maior do que Jonas... Eis aqui quem é maior do que Salomão”. Jesus é maior do que todos os reis e profetas, maior do que todos os líderes religiosos de todas as épocas. Na verdade Jesus é inigualável, incomparável, singular.
  2. Jesus é maior porque é o Filho único de Deus. É maior porque veio como expr5essão do amor de Deus. É maior porque deu sua vida na cruz do calvário em nosso lugar. É maior porque ressuscitou dos mortos. É maior porque está no céu, à direita de Deus. É maior porque tem todo o poder no céu e na terra. É maior porque pode e quer habitar em seu coração.