Mateus 15.8,9
Introdução
- Já sabemos que o ato do culto é a resposta do homem às ações de Deus em seu favor; que o ato do culto é mais importante do que tudo o que a igreja venha a realizar; que só Jesus nos faz prestar culto a Deus em vez de prestarmos culto ao diabo, aos anjos, às imagens, a outras pessoas e a nós mesmos e que no ato do culto tudo o que o homem faz é em atitude de adoração.
- Então, essa adoração precisa ser de tamanha qualidade que não venhamos a ouvir, como aquelas pessoas escutaram dos lábios de Jesus, que a adoração delas era inútil.
Desenvolvimento
- No caso daqueles adoradores, faltava-lhes o que Jesus já havia dito: adorar em espírito e em verdade. A adoração deles era falsa e externa.
1.1. Não vinha do espírito, ainda que a atitude de adorar deva se expressar através do corpo.
1.2. Os ensinamentos que faziam parte da adoração não estavam de acordo com os que Deus havia dado e que se achavam na Bíblia, sendo na verdade ensinamentos de líderes religiosos.
Em nosso caso, nossa adoração corre o risco de se tornar inútil quando o mundanismo sutilmente vai fazendo parte dela, sem que nós percebamos ou até mesmo o façamos intencionalmente. A melhor maneira de se prevenir do mundanismo é aferir qual é o sentimento que temos em nosso coração para com o mundo: I João 2.15-17.
- Consequentemente, se amamos o mundo e o amor do Pai não está em nós, isto significa que corremos o risco se nossa adoração se tornar inútil ao constatarmos que não existe amor a Deus, como estava acontecendo com a igreja de Éfeso (Apocalipse 2.4).
3.1. O amor a Deus é o maior de todos os mandamentos
3.2. O amor a Deus é consequência de experimentarmos o amor de Deus.
3.3. O amor a Deus é uma atitude que não deve estar sujeito a instabilidade emocional, pois tem sua sede no espírito e não na carne.
Conclusão
Não permita que nada atrapalhe a sua mais importante atitude diante de Deus, que é a adoração no ato do culto. Ainda que se expresse através do corpo, seja um adorador de coração. Como adorador, não despreze os ensinos da Bíblia, pois Jesus não os desprezou. Rejeite toda e qualquer forma de mundanismo por mais que seja atraente, brilhante e colorido. Insista em manter seu amor a Deus em todas as circunstâncias da vida.