Lucas 17.11-19
GRATIDÃO A JESUS CRISTO
Introdução
- No objetivo de ajudar vocês a compreenderem a atitude do samaritano em agradecer a Jesus Cristo, diferentemente dos demais, vou recitar alguns provérbios que encontrei sobre essa atitude: “A gratidão é a virtude das almas nobres” (Esopo), “A gratidão é a memória do coração” (George Lilo), “Um coração grato é realmente um grande coração” (James Lowel), “Gratidão é a vibração das cordas da alma, sob o suave toque da benevolência divina” (Henry Longfelow), “A gratidão é a mais bela flor que brota da alma” (Hoses Balow).
- Por isso, não é novidade que vocês ouçam, de diferentes fontes, a recomendação para fazerem da gratidão uma parte integrante da personalidade e, até mesmo, ser um estilo de vida, seja gratidão a pessoas, seja gratidão a Deus. A novidade, no caso, que distinguiu o samaritano dos demais, que com ele foram abençoados, foi a atitude agradecer a Jesus Cristo. Aliás, uma das dificuldades que já encontrei em diversas pessoas foi exatamente esta: acreditar que Jesus Cristo também nos abençoa e espera gratidão de nossa parte.
Desenvolvimento
- Um certo pregador, ao se referir a este episódio e acentuar as palavras de Jesus Cristo perguntando pelo outros que não agradeceram, chegou a afirmar que todos nós teríamos o dever ou a obrigação de sempre dar graças a Jesus Cristo, para não ser objeto de semelhante recriminação.
1.1. Todavia, em virtude da maioria das pessoas não gostar de fazer nada que seja por dever ou obrigação, torna-se necessário considerar outras motivações, começando por admitir que se Jesus Cristo não fizer diferença em nossa vida, continuaremos a ser o que sempre fomos inclusive vivendo de fracasso em fracasso, fazendo da amargura um modo de viver. Outra motivação é reconhecer que há muitas situações em nossa vida além de nossa capacidade, habilidade e competência, razão porque necessitamos da manifestação do poder de Jesus Cristo, poder que ele está disposto a nos conceder. Ainda outra motivação é descobrir que as manifestações do amor de Jesus Cristo por nós não são meras coincidências produzidas pelo acaso. Aliás, para nos ajudar a reconhecer esse fato, o mais importante cientista do século XX, Albert Einstein dizia: “Coincidência é a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato”.
1.2. Foi em virtude de não terem essas motivações e não sentirem que havia esse dever ou essa obrigação apontada por Jesus Cristo, que os outros nove não voltaram para agradecer. Realisticamente falando, cada um dos nove, poderia ser adjetivado, separadamente, como insensíveis, indiferentes, egoístas, incrédulos, esquecidos, ingratos, racionalistas, autossuficientes ou merecedores.
- Assim como Jesus Cristo registrou a atitude do samaritano em agradecer e a atitude dos nove em não agradecerem, mesmo que não deixe de atender necessidades de pessoas que a Ele se dirigiam em súplicas, a expectativa de Jesus Cristo é que todas as pessoas consigam desenvolver essa virtude. Ele não precisa dessa gratidão para se sentir valorizado, prestigiado, honrado. Sua expectativa é didática para que as pessoas aprendam e desenvolvam essa virtude. Até mesmo pessoas que não são cristãs, reconhecem o valor dessa atitude a ser cultivada diariamente: “Uma característica importante da gratidãoé que ela ativa a lei da atração. Quanto mais agradecemos, mais recebemos para agradecer. E é assim que o Universo funciona. Se você agradece pelo que recebe, a vida te dá cada vez. Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de recuperar e manter a saúde física, mental e espiritual, além de diminuir os sentimentos negativos. Por isso é importante reclamar o menos possível durante o dia, controlar os pensamentos e sentimentos. A gratidão traz fluidez, nos libertando ruins da vitimização. É necessário tornar a gratidão um hábito diário. Seja de dia ou de noite, agradeça a Deus por tudo e qualquer acontecimento na sua totalidade” (http://jornadakamoi.com/12-atitudes-simples-para-ter-mais-gratida/).
Conclusão
Agradeça a pessoas o que lhe dão no dia a dia. Agradeça a Deus as muitas bênçãos que lhe concedeu em toda a sua história. Agradeça a Jesus Cristo o amor, o perdão, o conforto, a paz, a alegria, a proteção e, principalmente a vida eterna. Enfim: “Sejam agradecidos” (Colossenses 3.15).