Atos 8.30,31
PEDAGOGIA ESPIRITUAL
Introdução
- No livro “Introdução à Pedagogia” que foi publicado em vários idiomas, o autor afirma que “as questões de educação são chamadas a tomar um lugar cada vez mais importante nas preocupações humanas” (Gaston Mialaret, Editora Atlas, 1977, pg. 9).
- Se a educação realizada nas escolas e universidades precisa ter cada vez mais relevância, também é necessário cada vez mais dar valor à educação que diz respeito aos conteúdos espirituais, principalmente às dificuldades de interpretá-los corretamente.
Desenvolvimento
- As dificuldades de interpretar conteúdos espirituais podem ser percebidas neste episódio, quando Filipe encontra um etíope lendo a Bíblia. O sujeito estava com o conteúdo espiritual diante dos olhos, mas não sabia interpretá-lo. O sujeito confessou que necessitava de alguém para lhe explicar adequadamente.
1.1. José Saramago, autor português de vários livros, prêmio Nobel de Literatura, declarou que “mais da metade dos leitores atuais só compreendem 20% do que leem” (Revista Ultimato, nº 279, pg. 66).
1.2. A capacidade de interpretar textos está sendo cada vez menor, conforme comprovam resultados em provas nacionais e internacionais. Os dados do Prova Brasil mostraram que “40% dos estudantes não conseguem sequer identificar o assunto principal de um texto após a sua leitura” (https://veja.abril.com.br/educacao/40-dos-alunos-concluem-o-ensino-fundamental-sem-saber-interpretar-textos/).
- Na perspectiva da interpretação de textos dos livros seculares, o Professor Jansem Filipe disse: “As pesquisas no campo de educação mostram que todos aprendem, mas de forma e em ritmo diferente. Cabe a cada educador descobrir a forma e o ritmo de aprender de cada aluno, para reconstruir sua prática pedagógica” (Revista TV Escola, pg. 40). A professora Terezinha Saraiva dizia: “É consenso geral que a aprendizagem deve proporcionar ao aluno a excitação que advém da descoberta. E mais: deve relacionar o que vai ser ensinado com o ambiente em que o aluno vive. E ainda: não pode perder de vista as aspirações reais daquele a quem se pretende ensinar” (Educação, pg. 197)
- Imaginem vocês o tamanho da dificuldade em entender conteúdos espirituais que estão nas páginas da Bíblia.
3.1. A certa altura do seu ministério, depois de ensinar através de parábolas para que pudessem entender melhor, Jesus indagou dos seus seguidores: “Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?” (Marcos 4.13).
3.2. Escrevendo aos coríntios e compartilhando essa mesma dificuldade, o apóstolo Paulo declarou: “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14).
3.3. Isto tudo significa, em outras palavras, que além das dificuldades naturais que as pessoas experimentam para interpretar textos em livros seculares, no caso dos textos espirituais as dificuldades ainda se tornam maiores se a pessoa não tem a iluminação do Espírito Santo ou se a pessoa não conta com alguém que seja iluminado pelo Espírito para explicar.
- No caso do etíope, que desejava saber como ter a salvação eterna, Filipe estava ao seu lado para orar por ele e mostrar Jesus Cristo, razão pela qual pode compreender e se tornar crente, sendo batizado nas águas.
4.1. Existem, todavia, outros assuntos espirituais que as pessoas precisam entender corretamente, como por exemplo: Como posso vencer as tentações? Como posso acabar com essa tristeza em minha alma? Como posso derrotar os meus vícios? Como me livrar do sentimento de culpa? Como controlar meu temperamento? Como ter a garantia da minha salvação eterna?
4.2. Para todos esses assuntos e muitos outros, existem textos bíblicos que uma vez sendo lidos e interpretados espiritualmente, fornecem as respostas que as pessoas precisam para aplicar em seu viver diário.
Conclusão
Assim com os especialistas em pedagogia secular procuram orientar sobre como fazer interpretação dos textos publicados em livros, revistas e jornais, minha orientação é que façam isso através de três atitudes: leiam os textos que tratam dos assuntos, orem a Deus pedindo iluminação espiritual e contem com a ajuda de alguém que tenha maturidade para ensinar e explicar.