João 5.39,40
NÃO CRER
Introdução
- De acordo com as estatísticas do IBGE, a cada dia que se passa cresce o número de pessoas que se identificam como ateístas, isto é, pessoas que não creem em Deus, não creem na Bíblia e nem creem em Jesus Cristo. Enquanto no Censo de l980 era 1% da população, no Censo de 2000 eram 7% e no Censo de 2010 chegaram a 8%.
- Nos dias quando iniciou seu ministério, Jesus Cristo também teve que lidar com essas pessoas, embora naquela época eles até fossem religiosos, isto é, acreditavam em Deus e na Bíblia. O problema deles era não acreditar em Jesus Cristo.
Desenvolvimento
- Os que tem se debruçado sobre esse fato, buscam encontrar as razões pelas quais esse fenômeno tem ocorrido e está crescendo em todo o mundo.
1.1. Alguns tem apresentado como motivo o surgimento do humanismo, um movimento intelectual que acentuou a importância do ser humano em detrimento da importância de Deus. Em vez de acentuar a dependência de Deus, o humanismo salienta a emancipação do ser humano para resolver seus próprios problemas.
1.2. Outros mencionam como causa o materialismo, uma concepção que explica a realidade a partir de condições exclusivamente concretas e materiais, negando quaisquer interpretações sobrenaturais, transcendentais ou espirituais.
1.3. Ainda existem aqueles que mencionam os escândalos ocorridos com líderes religiosos, que deixaram as pessoas confusas, quando promoveram mortes em nome de Deus, quando foram descobertos em corrupção financeira ou quando foram achados em pecados sexuais.
- Ainda que esses motivos realmente existam, ao se dirigir a pessoas que não estavam crendo, Jesus nos ajudou a entender os verdadeiros motivos por que não acreditavam naquela época e nem acreditam em nossos dias.
2.1. Jesus disse: “Não quereis”. A razão do ateísmo, portanto, não era falta de argumentação e nem de falta de sensibilidade. O motivo estava na vontade. Eles não queriam acreditar. Por mais que pudessem compreender e sentir, eles não queriam e ponto final. Naquela época e em nossos dias, as pessoas somente se tornam crentes se quiserem.
2.2. Jesus também disse: “Não quereis vir a mim”. O outro motivo estava na pessoa de Jesus Cristo. Mesmo que acreditassem em Deus e na Bíblia, não conseguiam acreditar em Jesus Cristo. Desde o princípio e até os tempos atuais, Jesus se tornou motivo de controvérsia, tanto por causa dos seus ensinos quanto por causa de sua identidade. Os ensinos de Jesus se chocavam com o que eles pensavam. Em sua identidade, ao ouvir que era Filho de Deus, igual ao Pai, eles ficavam escandalizados.
2.3. Jesus ainda disse: “Examinais as escrituras que testificam de mim”. Sabemos que uma das razões porque muitas pessoas tem se tornado crentes em Jesus Cristo é a leitura da Bíblia. Por isso, a Bíblia tem sido cada vez mais distribuída e lida por milhões de pessoas em todo o mundo. Todavia, não era o que acontecia com eles e nem o que acontece com outras pessoas em nossos dias. Quando leem a Bíblia, os ateístas não conseguem encontrar Jesus e alguns até dizem que para eles a Bíblia é um livro ultrapassado e com erros.
Conclusão
Por mais que existam argumentos suficientes para esclarecer a mente das pessoas, por mais que as pessoas sejam tocadas em seus sentimentos, por mais que a Bíblia possa servir de base para se acreditar em Jesus Cristo e por mais que a maioria dos líderes religiosos procurem viver a vida cristã da melhor maneira possível, o ateísmo continuará existindo e crescendo, principalmente porque ninguém se tornará crente em Jesus Cristo se não quiser. Eu sei que Deus quer que as pessoas acreditem, mas as pessoas também tem que querer.