Efésios 5.31-33
Introdução
- Há várias maneiras de se interpretar a experiência do matrimônio.
1.1. Em nosso tempo, considerando o avanço da tecnologia, não poderia deixar de existir uma interpretação informatizada do matrimônio. Foi apresentada por um usuário ao seu técnico, que escreveu o seguinte: ”Há um ano e meio troquei o programa Noiva 1.0 pelo programa Esposa 1.0 e verifiquei que o novo programa gerou um aplicativo inesperado chamado Bebê.exe que ocupa muito espaço no HD. Por outro lado, o programa Esposa 1.0 se auto instala em todos os outros programas e é carregado automaticamente assim que eu abro qualquer aplicativo. Aplicativos como “Farra com a turma 0.3”, “Tardes de Futebol 2.5” ou “Churrascada com os amigos 2.8” não funcionam mais. O sistema trava assim que eu tento carregá-los novamente.
Além disso, de tempos em tempos um executável oculto vírus chamado “Sogra 1.0” aparece, encerrando abruptamente a execução de um comando. Não consigo desinstalar este programa. Também não consigo diminuir o espaço ocupado pelo programa “Esposa 1.0” quando estou rodando meus aplicativos preferidos. Sem falar também que o programa “Sexo 5.1” está ficando lento no HD. Eu gostaria de voltar ao programa que eu usava antes, o “Noiva 1.0”, mas o comando “Desinstalar” não funciona adequadamente. Poderia ajudar-me? Por favor!”.
1.2. Também em nossos dias existem as interpretações sociológica, psicológica, cultural, jurídica e religiosa. Assim como o Técnico em Informática procurou dar as respostas, da mesma maneira os especialistas nessas outras áreas também procuram nos ajudar a como lidar com essa experiência.
- Uma vez que vocês são cristãos, penso que para nós, a melhor interpretação é a que apresentada na Bíblia, pois ainda não foi superada por nenhuma outra. É esta que acabei de ler. Vou explicar!
Desenvolvimento
1.1. Ao apresentar sua interpretação, a Bíblia afirma sua origem na Divindade, registrada no Gênesis, livro que descreve as origens. Informa que depois de haver criado os seres humanos à sua imagem e semelhança, também instituiu o matrimônio. Essa descrição considerada por muitos como mítica ou lendária, foi interpretada por Jesus no sentido literal. Jesus, nosso Salvador, Senhor e Mestre a cita exatamente como estava em Gênesis (Mateus 19.4,5). Seu início não foi um efeito da vida social do ser humano, nem foi resultado de imaginação de um líder comunitário na antiguidade distante. Deus criou o casamento e o mantém como uma ordenança. Quem se casa está em sintonia com Deus!
1.2. Na sua interpretação, a Bíblia ainda apresenta o casamento como o meio pelo qual os seres humanos encontram realização pessoal tanto em termos emocionais, mentais, sociais e principalmente conjugais. Neste texto, Paulo, que procurava orientar os crentes, acentua também o ajuntar, o ser dois em uma carne, movidos principalmente pelo amor. O Matrimônio é, pois, a solução bíblica para impulsos e desejos em vez da solidão, da promiscuidade ou da poligamia. Clarificando ainda mais, Paulo escreve aos Coríntios: “Por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa e cada uma o seu próprio marido" (1 Cor 7:2)
1.3. Finalmente, o que muitos não conseguem enxergar é que a Bíblia apresenta o matrimonio como a espelho humano do relacionamento espiritual entre Jesus e a Igreja. Em outras palavras: é através do relacionamento matrimonial de dois cristãos que o relacionamento de Jesus Cristo com sua igreja poderá ser adequadamente espelhado. Esclareço: quando um casal cristão começa a de desintender, trocando insultos verbais ou físicos, não espelham a relação de Jesus com a Igreja que se caracteriza pelo diálogo, pela explicação, pelo perdão; quando um casal se torna infeil, não espelha o relacionamento de Jesus com a igreja que se caracteriza pela transparência, pela integridade, pela fidelidade; quando um casal cristão se afsta um do outro em nome do trabalho, do dinheiro ou de compromissos sociais, não espelha o relacionamento da igreja com Jesus que se caracteriza pela unidade, pela união, pela presença contínua.
Conclusão
Lembram da consulta sobre casamento informatizado? O Técnico respondeu: “Sua queixa é muito comum entre os usuários devido a um erro básico de conceito: muitos usuários migram da versão Noiva/Noivo1.0 para a versão Esposa/Esposo1.O com a falsa ideia de que se trata de um aplicativo de entretenimento e utilitário que pode ser deletado ou desinstalado. Por ser o programa perfeito para nos dar felicidade. é baixado e executado para ficar definitivamente. Ao surgir o menor problema ou travar o computador, o que você deve fazer é acionar o comando ORAÇÃO. PERDÃO/flores/chocolate/presentes.
Façam sempre oração a Jesus, perdoem sempre um ao outro, presenteia. Certamente Deus abençoará vocês!