SERMÃO PREGADO EM ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS
Provérbios 31.10
A PEDRA DE MAIOR VALOR
Introdução
- Durante milhares de anos, civilizações antigas e atuais têm usado as pedras preciosas com diversas finalidades. Além do valor comercial e da beleza de cada uma delas, as pedras preciosas também são importantes em termos de significado pessoal que passam a ter a partir de algum momento na vida das pessoas que as recebem. Podem significar demonstração de amor, expressão de agradecimento, simbolismo de uma data, representação de uma graduação acadêmica.
- Esses significados se aplicam a Ágata, Água-Marinha, âmbar, Ametista, Calcedônia, Celetista, Cianita, Crisopásio, Cristal, Diamante, Esmeralda, Fluorita, Hematita, Jade, Jaspe, Larimar, Madrepérola, Ônix, Opala, Pérola, Quartzo, Rubi, Safira, Sardônica, Topázio, Turmalina, Turquesa, Zurcão.
Desenvolvimento
- No caso deste texto bíblico, foi muito significativa a idéia de usar o rubi como pedra preciosa para representar as virtudes de um caráter feminino, virtudes que você tem demonstrado e que, acredito, continuará mostrando ao longo de sua vida: “Moça virtuosa, quem a achará seu valor excede muito ao do rubi”
- Rubi é uma pedra preciosa de cor avermelhada, minerado na África, Ásia e Austrália. O maior deles está na Índia e pesa 495 g. Uma de suas principais características é a resistência, significando que ao ser comparada com o rubi você será capaz de resistir a tudo de mal que se aproximar de sua vida.
- Foi ainda pensando nas pedras preciosas que me lembrei também da parábola que Jesus contou a respeito do homem que possuía muitas pérolas, mas um dia ele achou uma pérola de grande valor e vendeu todas as que possuía para adquirir aquela (Lucas 13.45).
2.1. Jesus usou a pérola como comparação, porque naquela época e naquela parte do mundo, a pérola era a pedra mais valorizada.
2.2. A idéia de Jesus é que, por mais que tudo que neste mundo exista tenha algum valor, o fato de você ter se tornado crente evidencia você ter descoberto que a vida com Deus é a melhor opção, pois Deus é a pedra preciosa de maior valor.
Conclusão
Então, ao completar 15 anos, tome as seguintes decisões: a) quero ser crente durante toda a minha vida, escolhendo Jesus como minha pedra mais preciosa; b) vou resistir a tudo o de mal que se aproxime de mim, mantendo a preciosidade do meu caráter cristão.