Lucas 4.42-44
NECESSIDADE MISSIONÁRIA
Introdução
- Os moradores da cidade de Cafarnaum, na Galileia, ao terem recebido a presença de Jesus Cristo entre eles, tiveram o privilégio de experimentar seu poder e amor de uma forma sem igual em toda a história deles.
1.1. Viram Jesus resolver o problema dos endemoniados ao expulsar os espíritos imundos, viram Jesus resolver o problema dos doentes e enfermos ao curar todos que o procuraram, ouviram os ensinos de Jesus lhes dando orientações sábias e práticas sobre várias situações da vida cotidiana e da vida eterna.
1.2. Apenas porque Jesus se ausentou umas poucas horas a uma pequena distância, eles formaram uma comitiva e foram ao seu encontro pedir para que não se ausentasse deles. Experimentaram o poder e o amos de Jesus e não queriam que aquela experiência nunca tivesse fim.
- Nesse momento, ouviram Jesus lhes falar sobre a necessidade de também ir a outras cidades para igualmente pregar o evangelho: “Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado”. Naquele momento, estava não só revelando sua tarefa missionária, mas também nos ensinando sobre essa necessidade. Assim como nossa cidade tem sido abençoada com o evangelho de Jesus, outras cidades igualmente necessitam ter essa bênção.
Desenvolvimento
- Se um dia a nossa cidade recebeu a presença de missionários que se deslocaram de outros lugares e aqui chegaram para pregar o evangelho, outra não pode ser a nossa atitude senão a de seguir esse modelo inaugurado por Deus, quando enviou Jesus Cristo a este mundo e de Jesus Cristo, quando foi de cidade em cidade pregando o evangelho.
- Não é ir a uma cidade mais próxima ou mais distante apenas para abrir mais uma igreja ou construir mais um templo. Afinal de contas, as cidades já tem suas respectivas expressões religiosas e o que não falta no mundo é religião. A necessidade é de levar o evangelho de Jesus Cristo conforme nos é apresentado nas páginas do Novo Testamento.
- Sem esse evangelho de Jesus Cristo, mesmo tendo uma religião, as pessoas continuarão enganadas e iludidas por espíritos malignos e imundo, as pessoas continuarão sem a oportunidade de receber uma oração de cura associada aos tratamentos médicos, as pessoas continuaram ignorando os ensinos que podem lhes dar entendimento espiritual, sabedoria de vida e que lhes abra as portas do céu quando partirem deste mundo para a eternidade.
- Por tudo isso, além de ter deixado seu modelo como missionário indo de cidade em cidade na Judéia, Samaria e Galileia, Jesus nos deixou essa tarefa através de um mandamento. Ele disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.15,16). Falando sobre o poder do céu para fazer essa obra, ele disse: “Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8). de
Conclusão
As cidades necessitam mais do que de ruas asfaltadas, redes de água e esgoto, praças de lazer, serviços de transportes, estádios esportivos, centros culturais e templos religiosos. As cidades precisam de Jesus Cristo e do seu evangelho, para que tenham perdão de seus pecados, alivio e descanso, paz e alegria, proteção, libertação e transformação, prosperidade e justiça. Por isso, a minha oração nesta oportunidade é que para Deus chame missionários entre nós, que os membros de nossa comunidade entreguem ofertas missionárias e que sejamos uma igreja que intercede por aqueles que já estão fazendo missões.