Ezequiel 22.231; Lucas 22.31-34; Hebreus 7.22-25; Tiago 5.16
Introdução
- Uma vez entendido que oração é a atitude de uma pessoa falar com Deus, acreditando que Ele existe e que nos responde, o passo seguinte é lembrar que existem vários tipos de oração, entre as quais a intercessão.
- Na intercessão, o crente se coloca diante de Deus em favor de outra pessoa. Ao agir assim, ele se torna um intercessor.
Desenvolvimento
- Abram a Bíblia no texto de Ezequiel 22.23-31. Este texto revela a situação infeliz em que se encontrava o povo, em todos os segmentos sociais. Diante desse grau de pecaminosidade, Deus tomou duas decisões: destruir todos por causa da desobediência ou a todos salvar através de um intercessor. Infelizmente não apareceu ninguém que desempenhasse esse papel diante de Deus. Ninguém percebia o valor da intercessão, certamente pensando que não adiantava mais nada. Ninguém tivera sensibilidade espiritual para saber o que Deus queria fazer. Acreditem: Deus continua procurando em nossos dias alguém que seja intercessor diante dele, dando valor a esse tipo de oração e percebendo que Deus quer perdoar e abençoar.
Oração: “Ó Deus, eu quero ser um intercessor diante de Deus. Quero ser achado diante do Teu trono. Quer ser encontrado buscando a Tua face”.
Hino 160 CC
- Abram agora em Lucas 22.3l-34. O que Jesus Cristo estava fazendo em favor do apóstolo Pedro? Estava intercedendo. Qual foi a razão por que Pedro falhou, mas foi recuperado? Jesus era seu intercessor.
- Abram ainda em Hebreus 7.22-25. O que Jesus está fazendo hoje à direita de Deus? É um intercessor, orando a Deus também em nosso favor. É este fato que explica por que continuamos crentes, vencendo as lutas da vida.
Oração: “Ó Jesus, Filho de Deus, eu te agradeço porque tu és meu intercessor. Reconheço que tua intercessão é que me dá a vitória”!.
Hino 67 CC
- Finalmente, abram a Bíblia em Tiago 5.16. Tiago está recomendando claramente que você seja um intercessor, orando em favor de outras pessoas. Lembrem mais uma vez o motivo pelo qual Pedro apóstolo escapou da morte: Atos 12. 1-5,7. Lembrem mais uma vez o pedido que Paulo apóstolo fazia às igrejas: Colossenses 4.2-4. O que outras pessoas tem pedido a vocês? As pessoas tem pedido a você: Orem por mim!
Oração: “Ó Deus, quero ser um intercessor, orando pelas pessoas, principalmente pelos meus parentes e irmãos da igreja”.
Cântico
Conclusão
Uma vez que você tenha o privilégio de estar diante de Deus em oração, não esqueça de pedir por mim. Não esqueça de pedir por outras pessoas. Agindo assim, você será o intercessor que Deus procura e que ajudará muitas pessoas.