Atos 16.23, 24
Introdução
- Atualmente, grande é o número de jovens que estão nos cárceres: 31,87% dos presos têm entre 18 e 24 anos; 26,10% entre 25 e 29 anos; 17,50% entre 30 e 34 anos. Total de 75% são jovens entre 18 e 34 anos.
(Fonte:http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_tema_capa&Itemid=23&task=detalhe&id=1619)
Foram presos porque estavam escolhendo erradamente um estilo de vida. Escolherem erradamente a criminalidade, a prostituição, as drogas. Foram iludidos, enganados e conseqüentemente estão perdendo a juventude que poderiam ter, além de perderem relacionamentos afetivos, dignidade, reputação, trabalho, dinheiro e a própria vida.
- Nessas cadeias, presídios, penitenciárias onde se encontram, por outro lado, também estão tendo a oportunidade de também ouvirem a pregação do evangelho de Jesus Cristo e, como resultado, em vários desses estabelecimentos, já existem convertidos a Jesus Cristo, fazendo inclusive parte de pequenas igrejas que lá são formadas.
- Vez por outro chega ao meu conhecimento que um amigo, um familiar, um parente foram presos exatamente porque escolheram viver erradamente, envolvendo-se com drogas, crimes, prostituição. Quando isto acontece, eu oro para que, uma vez estando na prisão, a pessoa em vez de ter a vida ainda mais prejudicada possa ter a oportunidade de ouvir a pregação do evangelho e se entregar sua vida a Jesus Cristo, tomando uma decisão que poderia ter tomado enquanto estava livre.
- A situação de Paulo apóstolo quando este texto foi escrito era exatamente esta. Ele foi preso mais uma vez e em vez de ficar revoltado ou amargurado, ele procura pregar o evangelho de Jesus para os outros presos que com ele se encontram.
Desenvolvimento
- Escrevendo sobre suas prisões, destacou o seu estado mental, emocional e espiritual com convicção: “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte”.
1.1. Sobre os efeitos de sua situação de prisioneiro, ele escreve: “De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares”. Os guardas do cárcere comentavam: “o apóstolo de Jesus está na cadeia também”. Pessoas de vários lugares corriam a notícia: “Paulo também foi preso”.
1.2. Não fora preso nem porque era marginal, nem porque escolhera viver erradamente. Estava na penitenciária porque simplesmente pregava o evangelho de Jesus, deixando os outros líderes religiosos com ciúme, razão porque o perseguiam e incitavam as autoridades policiais contra ele.
- Ele não havia se tornando crente em Jesus apenas para receber bênçãos ou apenas para receber curas ou apenas para ter prosperidade financeira. É claro que todos nós queremos ser abençoados e que Jesus quer nos abençoar, mas às vezes os pregadores esquecem de esclarecer que a fé em Jesus Cristo tem um custo pessoal.
- No caso dele, o preço foi parar na cadeia. Em nosso caso é perder amigos de farras, deixar os companheiros de bebidas, abandonar as drogas, dizer não à promiscuidade, evitar a criminalidade, virar as costas para o mundo, romper com Satanás e seus espíritos, deixar os ídolos religiosos, ser objeto de zombaria.
Conclusão
- É verdade que ele pagou um preço caro, pois estava na prisão sem que tivesse cometido qualquer crime. Mas perceba os sentimentos dele, ao final de sua carta aos filipenses: 4.11, 12, 13. 19. Ele estava de bem com a vida e até ajudando emocionalmente outras pessoas.
- Agora, compare com você. Você está livre, fazendo o que quer, bebendo, usando drogas, se prostituindo, ficando nas boates até tarde. Quais as consequências? Está prejudicando sua saúde, comprometendo sua vida estudantil e profissional e até correndo risco e vida. Pior: mesmo fazendo tudo isto, lá no fundo, está infeliz, vazio, insatisfeito...
- Termino com uma pergunta: “Quer ir para a cadeia onde outros presos podem abusar de sua dignidade, esperando que lá ouça o evangelho para se tornar crente em Jesus ou quer entregar sua vida agora, do jeito que está, a Jesus Cristo para que Jesus transforme sua vida, perdoe seus pecados e te condenada a salvação eterna?
- Não me diga: “Ah! Pastor... eu nunca irei para a prisão....” Eu lhe digo: “Todos os que lá está também pensavam e diziam a mesma coisa até que foram surpreendidos e presos.
- Talvez ainda me pergunte: “E o custo para ser crente?”. Acredite! Jesus lhe dará força, poder, paz, alegria, fé esperança, confiança, vitória, aconteça o que acontecer. Você poderá dizer: “Cristo será tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte”.