72. A Lei do Retorno

Obadias 15

Introdução

  1. No objetivo de fazer com que seus discípulos tivessem como retorno de suas ações apenas o bem, Jesus Cristo lhes ensinou a regra áurea que está em Mateus 7.12: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas”.

1.1. Jesus estava dizendo que nós queremos ser bem tratados, devemos tratar bem; se queremos ser respeitados, respeitem; se queremos ser amados, amem; se querem ser perdoados, perdem.

1.2. Com esse ensino, Jesus estava afirmando a “Lei do Retorno das Ações” pregada pelos profetas como Obadias.

  1. O que o profeta Obadias estava pregando contra os edomitas foi exatamente isto. Eles fizeram o mal contra os israelitas e o mal eles também receberiam.

Desenvolvimento

  1. Se você olhar o mapa da Palestina antiga, observará que os edomitas eram pessoas que habitavam a parte sul de Israel. Eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Desde o princípio eram rivais, vivendo sempre em guerra, à semelhança do que ocorre com os judeus e palestinos nos dias atuais.
  2. A denúncia que Deus faz através do profeta Obadias é que os edomitas se aproveitaram do momento de fraqueza dos israelitas que tinham sido atacados pelos assírios (10-14).

2.1. Eles agiram mal ao se sentirem felizes com a desgraça dos israelitas (12).

2.2. Eles agiram mal ao acabarem de destruir o que ainda restava dos israelitas (14).

2.3. Eles agiram mal ao se aproveitarem da fraqueza dos israelitas para ataca-los (13).

  1. Eu fiquei pensando sobre o que leva pessoas a agirem assim, quer no passado quer no presente. A resposta é o orgulho, a inveja, a vaidade a autossuficiência... É achar-se o tal, o maioral, o fenomenal. Esses sentimentos aumentam ainda mais quando essas pessoas são bajuladas por outras que lhes dizem mentiras (1-7).
  2. Ocorre todavia que há um Deus no céu e que tudo vê e aplica essa Lei do Retorno das Ações, intervindo com sua Justiça (8,9,15).
  3. Nessa intervenção, no exercício de sua Justiça, Deus também faz com que o prejudicado seja recompensado, prevalecendo sobre o quem desejou ou fez mal. OL apóstolo Paulo ensinava: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6.7). É o efeito bumerangue em termos espirituais. Se isto não acontecer neste mundo, Jesus ensinou na parábola do Rico e do Lázaro que as compensações foram mudadas na eternidade. O rico que viveu egoistamente foi para o Inferno e o pobre que vivia na carência foi para o Céu.

Conclusão

Para que o ocorrido com edomitas não aconteça com vocês em nossa vida, o melhor é seguir os ensinos de Jesus na Lei Áurea. Jesus disse que fazendo o bem aos outros nós receberemos também o bem.